WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Como melhorar a alimentação dos caprinos com uma ração balanceada

Em se tratando da criação comercial de cabras, a alimentação é um dos principais fatores a serem observados pelos produtores

Caprinos - imagem ilustrativa

Todos os criadores de animais devem ter em mente que a ração mais barata não é a que custa menos, e sim a que traz mais benefícios, aumentando o rendimento da produção, seja de leite ou de carne. É necessário garantir que os animais sejam alimentados com a ração correta para conseguir bons resultados em sua produção.

A professora Maria Guimarães, do Curso CPT Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução, explica que a caprinocultura é uma atividade que pode ser desenvolvida com facilidade e com baixo investimento inicial em pequenas propriedades. E um dos fatores que garantem o custo baixo com a criação é o investimento em uma boa alimentação dos animais.

Qual é a ração ideal?

A ração ideal para alimentar os caprinos não deve ser escolhida de maneira superficial. A ração deverá ser balanceada, isto é, é preciso que haja proporção entre os nutrientes presentes na composição do alimento. Os suplementos proteicos e vitamínicos são essenciais para o desenvolvimento dos animais, então é preciso que eles estejam presentes na ração na medida certa.

A qualidade e o valor nutritivo da ração

A qualidade dos alimentos está relacionada ao seu valor nutritivo. Ao escolher uma ração, o criador precisa saber quais são os nutrientes ali presentes. Para ter certeza do valor nutritivo de uma ração, é preciso fazer uma análise química, pois rações com os mesmos ingredientes podem apresentar valores nutritivos diferentes.

O criador precisa estar seguro sobre a composição e a qualidade da ração que está adquirindo. O preço, então, passa a ser secundário, pois as rações mais baratas nem sempre irão garantir uma alimentação completa, o que poderá causar maiores prejuízos à produção.

Sabor e frescura

Alimentos frescos são mais bem aceitos pelos animais, pois são mais saborosos e apetitosos. Os alimentos mais velhos não são comidos com tanta rapidez pelos caprinos. Além disso, conforme passa o tempo, as rações envelhecem e podem perder nutrientes, como a vitamina A, então é preciso que as rações balanceadas sejam fornecidas ainda frescas.

Quando os animais forem alimentados com forragens verdes, essas podem ser fornecidas imediatamente após o corte ou até mesmo após 24 horas. Quando há a espera de um dia, as forragens perdem água, o que faz com que elas murchem e percam volume, mas sua qualidade é mantida se for armazenada em boas condições.

O sabor da ração é muito importante. Os animais precisam gostar do alimento que é oferecido, caso contrário eles não se alimentarão de maneira adequada e suficiente, o que causará danos aos resultados da produção.

Volume

O volume é uma das características mais importantes da alimentação dos caprinos, pois é ele que determina a quantidade de ração a ser ingerida. É necessário que o criador saiba a proporção entre o volume de ração e o valor alimentício. Assim, quando os caprinos ingerirem a ração, eles estarão ingerindo também os nutrientes necessários para suprir as necessidades da produção.

O criador deve observar os rótulos das rações e ter certeza de que está adquirindo o produto com fabricantes idôneos. Além disso, o médico veterinário precisa dar um parecer favorável para o tipo de ração escolhido.

Planejamento

É possível garantir a melhor alimentação para a criação de cabras com um baixo custo, o que tornará a produção lucrativa. Para isso, é importante que o criador faça o planejamento adequado da alimentação dos animais. O planejamento precisa levar em conta as necessidades alimentares dos caprinos e a produção forrageira da propriedade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cabras:

Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução
Curso Sistema Orgânico de Criação de Cabras
Curso Abate de Caprinos e Processamento da Carne

Fonte: Rural News – Ruralnews.com.br
Por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!