WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Caprinos: categorias animais e ciclo de produção

Em uma criação de caprinos, o rebanho é dividido em cinco categorias principais: bode, cabra, cabrito em aleitamento, cabrito desmamado e cabrito em engorda

Cabras

As cabras são as fêmeas reprodutoras, que cobertas pelos bodes, vão gerar, parir e criar os cabritos, até o desmame

Os caprinos foram introduzidos no Brasil durante o período de colonização. Devido ao porte, eram facilmente transportados nos navios. Da mesma forma, devido à grande adaptabilidade a muitos ambientes, podiam ser criados nos territórios recém-colonizados, sem maiores problemas para subsistência.

“Em uma criação de caprinos, o rebanho é dividido em cinco categorias principais: bodes (reprodutores), cabras (matrizes), cabritos em aleitamento (cria), cabritos desmamados (recria) e cabritos em engorda (terminação)”, afirma a professora Cristiane Leal dos Santos, do curso Criação de Caprinos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Bodes


Os bodes são os machos reprodutores, criados e mantidos na propriedade para fazerem a monta, garantindo a geração de cabritos de alta qualidade. Há grande influência na qualidade da sua descendência (enquanto a cabra produz um ou dois descendentes ao ano, o bode cobre 35 fêmeas, podendo ser o pai de até 70 crias). Como características produtivas, devem apresentar:

- Corpo largo, comprido e profundo, o que significa que existe maior quantidade de carne em sua carcaça;

- Genética que indique capacidade de transmitir características de carcaça aos seus descendentes, que serão os animais destinados ao abate;

- Saúde – especial destaque para a saúde reprodutiva, para que possam cumprir com facilidade seu papel como reprodutores;

- Estrutura corporal – membros bem estruturados que facilitem o deslocamento na busca por alimentos na pastagem, na execução da monta e como garantia de longevidade.

 

Cabras

 

As cabras são as fêmeas reprodutoras, que cobertas pelos bodes, vão gerar, parir e criar os cabritos, até o desmame. Elas compõem a categoria animal que permanece por mais tempo no rebanho. Muitas vezes, elas geram mais de um cabrito por gestação, com partos gemelares. Para isso, também devem apresentar algumas características fundamentais para que possam desempenhar bem sua função no rebanho:

 

- Estrutura corporal – particularmente membros fortes para resistirem à monta e à gestação;

- Úberes e tetas – para uma elevada produção leiteira, indispensáveis ao desenvolvimento das crias;

- Alta fertilidade – para garantir a manutenção do embrião e nascimento do maior número de crias possíveis ao longo de sua vida;

- Precocidade – para que sua vida reprodutiva se inicie o quanto antes;

- Longevidade – para que sua vida útil seja a mais extensa possível;

- Prolificidade – para que produza o maior número de cabritos vivos por gestação.

 

Cabritos em aleitamento

 

Os cabritos em fase de cria são aqueles que ainda dependem do aleitamento, proporcionado por suas mães, para que se desenvolvam. Por volta dos 20 dias de idade, já pastejam e comem alimentos concentrados. São desmamados, com cerca de três meses, e merecem muita atenção em seu manejo, pois de sua sobrevivência, e de seu peso à desmama, que deve ser o maior possível, depende, significativamente, a lucratividade da caprinocultura .

 

Os cabritos em aleitamento constituem a categoria animal mais sensível ao manejo do rebanho. Merecem toda a atenção, especialmente nos primeiros 30 dias de vida. (Devemos ficar atentos à saúde das crias, pois as verminoses constituem a principal ameaça).

 

Cabritos desmamados

 

Assim que são desmamados, os cabritos entram na fase de recria cujo objetivo é trabalhar a condição corporal dos animais, preparando-os para o acabamento, também conhecido como terminação (que é um período de aumento da musculatura e deposição da gordura) ou para a reprodução (quando os animais são incorporados ao rebanho como matrizes ou reprodutores) . Ao final da recria deverão estar pesando pelo menos 15 kg.

 

A recria é feita, em geral, exclusivamente na pastagem, ou acompanhada de ligeira suplementação, para aumento de ganho de peso. Nessa fase, os cabritos crescem, acelerando o seu desenvolvimento corporal. Vale destacar que não existe duração pré-estabelecida para a recria. Se estiverem sendo produzidos animais para abate, o ideal é que os animais passem diretamente do desmame para a fase de acabamento, o que exige alto peso ao desmame. Se isso ocorre, o caprinocultor terá condições de comercializar seus animais muito mais cedo. Porém, nas situações em que as crias são desmamadas com menos de 15 kg, que é o peso de início da terminação, os cabritos precisarão passar pela recria até atingirem esse peso.

 

As fêmeas, após esta fase, estarão em condições de monta, quando atingirem peso corporal mínimo de 45 a 50 kg, geralmente, por volta de 6 a 7 meses de idade; quanto antes, melhor. Os bodes estarão maduros, sexualmente, a partir de 5 a 6 meses de idade. No entanto, tem-se dado preferência a idades mais avançadas para os reprodutores e fêmeas iniciarem sua vida reprodutiva, por volta de 11 a 12 meses, quando se tem certeza da condição corporal adequada.

 

Cabritos em terminação

 

Após a recria, os cabritos e cabritas destinados à comercialização para o abate passam por uma fase chamada de terminação, em que o ritmo de crescimento do animal é acelerado com a produção de músculo e deposição de gordura, até o momento em que a carcaça alcance sua melhor qualidade. O cabrito em ponto de abate deve ser o mais jovem possível, pesando entre 18 e 20 kg, com boa carcaça.

 

Bode

 Os bodes são os machos reprodutores, criados e mantidos na propriedade para fazerem a monta, garantindo a geração de cabritos de alta qualidade

Ciclo de produção

 

Os bodes fazem a monta, fertilizando as cabras, que, ao final de cinco meses de gestação, geram os cabritos, que serão mantidos junto às suas mães por 90 dias, quando é feito o desmame. Os cabritos e as cabritas são, então, recriados em pastagens, ou com suplementação, até que estejam em condições de terminação, chegando ao peso de abate que é de no mínimo 18 a 20 kg. Parte desses animais, principalmente as fêmeas, são incorporadas ao rebanho como reprodutoras ou matrizes.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Criação de Cabras.

 

Por Andréa Oliveira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Crismerio Alves de Sá

1 de set de 2019

Muito bom pois estou iniciando uma pequena criação de boer mestiço e vou adotar essas dicas.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2019

Olá Crismerio Alves de Sá,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou das informações apresentadas no artigo, e que irá usá-las para o desenvolvimento da sua criação, mas lembre-se que para ter domínio e sucesso na criação de caprinos, a realização de cursos de capacitação é fundamental. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que será de extrema importância para desenvolver sua criação de forma rentável.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Antonio Loureiro Neto

18 de jun de 2019

Estou querendo criar caprinos e queria orientação

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jun de 2019

Olá Antônio Loureiro Neto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrarão em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu sucesso com a criação de caprinos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Maximiliano do livramento Alves paixao

31 de mar de 2019

Porque algumas fêmeas só geram filhotes macho

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de abr de 2019

Olá Maximiliano,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Marcelo Machado Maurício

15 de mai de 2018

Estou querendo criar cabritos como começa, se eu comprar uma cabra e cabrito será que eu consigo tirar cria.

Resposta do Portal Cursos CPT

15 de mai de 2018

Olá Marcelo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui uma área de Cursos a Distância de Criação de Caprinos que podem lhe auxiliar bastante.

Para mais informações, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre caprinos.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose eduardo manuel vicente

14 de abr de 2018

Estou criando caprinos pretendo ter ideias que me ajudam a ter uma produção saudável e que o projeto tenha lucros satisfatório

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de abr de 2018

Olá José Eduardo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos o seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atencisoamente,

Ana Carolina dos Santos

Saene Da Glória Bonjesse

3 de jul de 2017

Gostei muito e tenho uma duvida! Como si chama macho castrado da espécie caprino?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de jul de 2017

Olá, Saene.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não há um consenso quanto à nomenclatura de caprinos castrados e não castrados.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Jamal Paulo

1 de mai de 2017

Adorei gente! Só mim falta entender a diferença de recria e cria,favor

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2017

Olá Jamal,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cria: é a fase de reprodução, nutrição, crescimento e desmame do bezerro; Recria: essa fase se estende do desmame até o início da engorda em machos ou até a reprodução em fêmeas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

joao paulo da silva soares

28 de abr de 2017

como posso ter permissão de usar esta matéria em meu artigo cientifico para faculdade ?

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2017

Olá João Paulo,

Você pode usar o artigo, desde que realize de forma correta a citação de quem escreveu, de acordo com as normas de ABNT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

José Mingas

12 de jul de 2016

Gostei dos vossos temas sobre criação de caprinos de corte e cabras leiteiras. Por favor mandem dois livros, um sobre criação de caprinos de corte e um sobre criação de cabras leiteiras. Um abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de jul de 2016

Olá José,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Criação de Caprinos, do CPT.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!