WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Aleitamento artificial de cabritos

Entenda como funciona o aleitamento de cabritos recém-nascidos

Caprino

A caprinocultura é uma das atividades pecuárias que mais cresce. A utilização do leite de cabra e seus derivados é uma alternativa ao leite de vaca e vem crescendo no mercado alimentício. Para garantir uma boa produção, é preciso pensar no manejo adequado dos animais desde o nascimento.

Maria do Carmo Arenales, professora do Curso a Distância CPT Sistema Orgânico de Criação de Cabras, explica que a caprinocultura é uma atividade que pode ser facilmente desempenhada em pequenas propriedades, com investimento inicial baixo e alto potencial de retorno financeiro.

Na criação das cabras, a fase de aleitamento dos cabritos é muito importante. A primeira mamada nas tetas da mãe além de alimentar, possui uma substância chamada colostro, que também passa anticorpos, o que os protege e os torna mais resistentes a doenças.

Quando os cabritos tiverem dificuldades para mamar devido ao tamanho ou espessura das tetas, basta retirar um pouco de leite das cabras para que as tetas diminuam um pouco de volume e caibam na boca dos cabritos. 

É possível que os filhotes tenham outras dificuldades ou a mãe tenha problemas que dificultem o aleitamento materno, sendo necessária a realização o aleitamento artificial.

Quando é necessário o aleitamento artificial?

Quando a cabra morre e deixa os cabritos órfãos; quando o parto é múltiplo, ou seja, de dois ou mais cabritos e a cabra não consegue alimentar todos; quando a cabra não tem leite suficiente; em caso de doenças, da cabra ou dos cabritos; para economizar leite da cabra que pode ser utilizado para venda ou produção de derivados de leite.

Veja como realizar o aleitamento artificial dos filhotes de cabra:

O primeiro passo é separar os recém-nascidos desde o momento do parto. Em seguida, é necessário dar a eles o colostro, retirado das cabras, num balde. Durante a primeira semana, é recomendado dar aos filhotes apenas leite materno.

Na segunda semana, os cabritos podem ser alimentados com uma mistura de 1/2 de leite de cabra para 1/2 de leite de vaca.

Na terceira e na quarta semanas, é possível alimentar os cabritos apenas com leite de vaca. O leite de vaca pode ser substituído por raspa de leite diluída.

A partir da quinta semana, é recomendado alimentar os cabritos com leite de soja ou outro produto de soja misturado com leite de vaca.

É importante lembrar que os cabritos não devem receber leite de soja ou outro produto de soja na alimentação antes do seu 28° dia.

Cuidados necessários com os animais durante o aleitamento

Durante essa fase dos cabritos, é muito importante que o criador esteja atento principalmente em relação ao desenvolvimento das crias. É necessário verificar se eles estão se alimentando bem e garantir que eles tenham os nutrientes necessários para o crescimento.

Se eles não estiverem se desenvolvendo ou crescendo da forma esperada, é importante entender quais foram as causas do retardo. Caso não haja ganho de peso significativo, o criador precisa entender o que faltou para que seja corrigido e os cabritos possam se desenvolver. As causas podem ser doenças ou distúrbios, ou até mesmo quantidade insuficiente de leite.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Caprinocultura:

Curso Sistema Orgânico de Criação de Cabras

Curso Criação de Caprinos de Corte

Curso Criação de Cabras Leiteiras - Instalações, Raças e Reprodução

 

 

Fonte: Rural News – Ruralnews.com.br

Por Renato Rodrigues

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!