WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como plantar mandioca - conheça o passo a passo

Por serem de fácil cultivo e não necessitarem de muitos cuidados, é possível plantá-las em sítios ou até mesmo nas cidades, já que podem ser cultivadas em pequenas áreas

foto de mandioca

 

A mandioca é um alimento rico em amido, muito energético e está presente na alimentação diária de milhares de pessoas. Por serem de fácil cultivo e não necessitarem de muitos cuidados, é possível encontrá-las em sítios ou até mesmo nas cidades, já que podem ser cultivadas em pequenas áreas. A mandioca pode ser plantada tanto para o consumo familiar quanto para a comercialização, seja em grande ou pequena escala. Entre suas vantagens em relação a outros cultivos, destacam-se:

- tem fácil propagação,
- elevada tolerância a longas estiagens,
- rendimentos satisfatórios mesmo em solos de baixa fertilidade,
- pouca exigência em insumos modernos,
- potencial resistência ou tolerância a pragas e doenças,
- elevado teor de amido nas raízes,
- boas perspectivas de mecanização, do plantio à colheita, sem grandes perdas na matéria seca,
- permite consórcio com inúmeras plantas alimentícias e industriais.

Passo a passo para plantar mandioca

1- Preparo do solo

O solo deve ser arado e gradeado para eliminar compactação e desfazer torrões. Aconselha-se fazer duas arações, a primeira dois meses antes do plantio, e a segunda no plantio, seguida de gradagem.

2- Adubação

Calcário: a mandioca é bastante exigente em cálcio e magnésio, que devem ser fornecidos pela aplicação de calcário.

Nitrogênio: o nitrogênio deve ser aplicado em cobertura, toda dosagem de uma vez, de 30 a 60 dias
após a brotação das manivas.

Fósforo: a dosagem total de fósforo deve ser aplicada no sulco ou na cova de plantio, de uma só
vez.

Potássio: é preciso colocar uma camada de três centímetros de terra em cima do adubo, para evitar que este fique em contato com as mudas.

3- Plantio

O plantio das manivas pode ser feito em sulcos, abertos com enxada ou com sulcador, em covas ou em camalhões. A profundidade de plantio das manivas, tanto no plantio manual quanto no mecanizado, deve ser de cerca de 10 cm. Após a distribuição, as manivas devem ser cobertas com uma camada de terra, fechando todo o sulco. O plantio pode ser feito em fileiras simples, com espaçamento de 1 m entrelinhas por 0,50 a 0,60 m entre plantas. Esse espaçamento é indicado para solos férteis, onde há maior desenvolvimento da parte aérea. Ainda para produção de raízes, pode ser usado o plantio em fileiras duplas, com espaçamento de 2,0 m entre as fileiras duplas, 0,60 m entre as linhas e 0,60 m entre plantas.

4- Tratos culturais

No primeiro ciclo da lavoura: os principais tratos culturais realizados no primeiro ciclo da lavoura são o controle de plantas daninhas, o controle de pragas e doenças (principalmente, o mandarová) e a adubação em cobertura.

No segundo ciclo da lavoura: No segundo ciclo, os tratos culturais são a poda da parte aérea, o controle de plantas daninhas e de pragas e doenças.

Por Silvana Teixeira.

Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JOSÉ PEDRO STELLA

8 de ago de 2020

gostaria de saber se tem que plantar uma so qualidade ,pois falarasm se voce misturar varias v ariedades de manivas ,uma estraga a outra.. muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago de 2020

Olá, José!

Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-lo com os detalhes da plantação.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Beatriz Martins Ribeiro Ferdinandes

10 de mai de 2020

Preciso de materiais para plantar mandioca corretamente. Quantos dias para cortar a rama antes do plantio.?Não posso errar.Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de mai de 2020

Olá,Beatriz Martins

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT disponibiliza na área em questão os cursos, link: https://www.cpt.com.br/busca/cursos/mandioca

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

José Albeni

13 de jun de 2019

Bom dia amigo Como faço para plantar mandioca?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de jun de 2019

Olá José Albeni,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para ter sucesso com o cultivo de mandioca, é fundamental realizar cursos de capacitação sobre o assunto. Sendo assim, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

helio rodrigues silva

16 de abr de 2019

qual a quantidade de adubo por cova de mandioca?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de abr de 2019

Olá Helio,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Vai depender do que o solo precisa. Sugerimos consultar um especialista da área e realizar uma análise de solo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Angela maria Silva de souza

19 de fev de 2019

Gostaria de adquirir o curso para plantio de macaxeira

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de fev de 2019

Olá Angela,

Agradecemos a visita  e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

osvaniria augusta da silva

9 de nov de 2018

estou com uma aria de 4.000 mt de plantio de mandioca quando plantei ñ arei e nem pois adubo mais joguei calcário que devo fazer agora para ter uma boa produção, como se deve fazer a poda

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de nov de 2018

Olá Osvaniria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Iremos cadastrar seu e-mail para receber nosso bolitim informativo.

A poda, em geral, nos meses de junho ou julho, quando o mandiocal completa um ciclo vegetativo, contando de oito a doze meses de idade, costuma-se fazer a poda das plantas, cortando-se as hastes principais a 10 ou 15cm do chão. A operação é feita apenas na cultura que vai ficar para ser colhida no fim do segundo ciclo vegetativo. A poda da mandioca só se justifica em alguns casos, como quando se vai empregar a rama de ano para o plantio de novas áreas. Em localidades sujeitas a geadas, o corte é feito antes da ocorrência provável desse fenômeno climático. Pode-se, também, a cultura cujas plantas, bastante atacadas pelas brocas do caule, necessitam de uma renovação da parte aérea para atravessarem o segundo ciclo vegetativo em melhores condições fitossanitárias.

Neste caso, as ramas devem ser queimadas, a fim de combater a praga. Fora de tais circunstâncias, não se deve podar o mandiocal. No caso de cultura atacada pela bacteriose, a poda das plantas poderá melhorar a situação, mas poderá também piorá-la, porque os facões com que se cortam as ramas poderão servir de instrumento de transmissão da moléstia, das plantas afetadas às sadias.

Depois de podadas, as plantas emitirão novos brotos, em poucos dias. Aparecem, em geral, dois a tres brotos por planta. A altura da ramificação das hastes que emergem depois da poda é sempre bem maior do que a das plantas da mesma variedade com um ano, ou mesmo com dois anos e não podadas.

Em boas condições de sanidade, um mandiocal de dois anos, que foi podado no ano anterior, oferece melhor aspecto cultural, facilitando, também, mais a colheita do que um de dois anos, não podado. Em geral, a poda só beneficia a produção de raízes, quando efetuadas pelas imposições fitossanitárias já citadas. Considerando-se a possibilidade da incidência geral das pragas das ramas e folhas da mandioca, cumulativamente, durante o primeiro e o segundo ciclo vegetativo, a tendência será aconselhar a poda como meio de melhorar como material de propagação e, inclusive, a produtividade da cultura.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Tiago de Jesus

26 de mar de 2018

Boa noite, estou estudando a possibilidade de plantar uma pequena área de mandioca em minha chácara esse ano e eu queria saber se tem alguma cultivar mais recomendada pra se plantar na região de Brasília, e também se a mandioca dá muito custo no primeiro plantio. Obg.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar de 2018

Olá Tiago de Jesus,

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Em relação a melhor variedade de mandioca para ser plantada na região de Brasília, você deverá saber qual tipo tem maior consumo na região, se é a amarela ou a branca. Essa resposta você conseguirá facilmente na hora que for adquirir as mudas. Em relação ao custo, o cultivo de mandioca não demanda grandes investimentos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

joárito vale rodrigues

25 de nov de 2017

quero receber varias informaçôes sobre a area da mandioca obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov de 2017

Olá, Joárito.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos da área.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Francisco de Assis Valente

18 de ago de 2017

Boa tarde, estou plantando neste mês de Agosto visto estar chovendo nesta região de Brotas SP é o mês ideal para o plantio ,e quando vou poder colher?

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de ago de 2017

Olá, Francisco.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A mandioca foi plantada dentro do período bom para cultivo. A colheita da mandioca pode ocorrer de 6 meses a 3 anos (geralmente de 12 a 18 meses) após o plantio das manivas, dependendo da cultivar e das condições de cultivo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

bruno campos

9 de ago de 2017

Muito bom,bem explicado gostei muito.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de ago de 2017

Olá, Bruno.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!