WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer mudas de tomate em bandejas

A produção de mudas de tomate em bandejas facilita a semeadura e o manuseio; forma mudas mais sadias; facilita o transporte para o campo; facilita o transplante e melhora o pegamento das mudas



A produção de mudas de tomate em bandejas é o sistema é o mais indicado
, pois facilita a semeadura e o manuseio das mudas; forma mudas mais sadias, por ser melhor o controle sanitário e nutricional; facilita o transporte para o campo; reduz o estresse durante o transplante e melhora o pegamento das mudas.

“As mudas são produzidas dentro de uma estrutura com cobertura plástica, fechada nas laterais com tela de malha fina, para impedir a entrada de insetos”, afirma Prof. Marcos Tadeu de Moraes Sala Sansão, professor do Curso CPT Produção de Tomate para Indústria.


1. Estrutura física para a produção


As bandejas devem ser colocadas sobre bancadas, a 30 cm do solo. As bancadas podem ser uma estrutura de madeira sobre a qual são esticados dois ou três fios paralelos de arame galvanizado, para suportar cada fileira de bandejas.

A distância entre os fios deve ser de 45 cm, quando se usam dois fios, ou de 15 cm, quando se usam três fios. Devem ser colocados suportes de madeira transversais a cada dois metros para manter os fios esticados.

2. Bandejas e substratos para mudas de tomate


Para a produção de mudas de tomateiro, podem ser utilizadas bandejas de 200, 288 ou 400 células. As mais utilizadas são as de 200 células, cheias com substrato próprio para mudas. Hoje, a tendência é de se utilizar substrato comercial, que já vem desinfestado e com adubação de base, pronto para o uso.

Cada célula da bandeja de 200 células comporta de 10 a 15 g de substrato, gastando-se, portanto, cerca de 4,2 litros por bandeja. O substrato deve ser levemente compactado na bandeja. Após o enchimento, deve ser feito um furo com cerca de 1 cm de profundidade em cada célula. Colocam-se de uma a duas sementes por célula. Em seguida, as sementes devem ser recobertas com substrato peneirado ou vermiculita. O gasto de sementes é de aproximadamente 90 a 100 g para produzir mudas para um hectare.

3. Semeadura de mudas de tomate


A semeadura pode ser feita por máquinas automáticas de precisão, que têm rendimento de 120 a 300 bandejas por hora. Após a semeadura, as bandejas devem ser umedecidas, empilhadas e colocadas em um galpão coberto, com boa aeração, por um período de 72 h. Nesse período, ocorre a pré-germinação das sementes.

É preciso irrigar periodicamente as bandejas de cima, para que o substrato permaneça úmido. Essa etapa é importante, pois torna a germinação mais uniforme e economiza o tempo em que as mudas ficam nas estufas, otimizando a produção. Após a pré-emergência das mudas, as bandejas são transferidas para a casa de vegetação ou estufa.

Como fazer mudas de tomate em bandejas


4. Irrigação de mudas de tomate


As mudas precisam receber irrigações leves e frequentes, de forma que o substrato esteja sempre úmido, e as mudas estejam túrgidas. À medida que as mudas crescem, aumenta a necessidade de irrigação, pois sua exigência em água é maior e a pouca quantidade de substrato é capaz de armazenar pouca água.

5. Nutrientes para as mudas de tomate


Outro cuidado necessário é a aplicação de nutrientes, caso se manifestem sintomas de deficiência. É comum haver deficiência de nitrogênio, que deve ser corrigida com a aplicação de uréia a 0,5% ou de fosfato monoamônio a 0,5%, pela água de irrigação ou via pulverização.

Caso seja necessário aplicar outros nutrientes, deve ser utilizado um fertilizante foliar contendo macro e micronutrientes, de acordo com as orientações do fabricante.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Plante tomate, a hortaliça mais universal dentre todas!
- Vai plantar tomate? Conheça o clima e a época de plantio


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agricultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Jorge Roberto Rodrigues

27 de nov. de 2023

Obrigado pela atenção e oportunidade percebi q éde grande valor, pra horta q ewtou iniciando

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov. de 2023

Olá, Jorge Roberto Rodrigues! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Fernandes Tambosi

12 de nov. de 2023

Estou tentando produzir mudas de tomate (consumo próprio) em bandejas e micro-estufa porém sem sucesso. Será falta de nutrientes, pouca circulação do ar ou doenças?

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de nov. de 2023

Olá, Fernandes Tambosi! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?