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Padaria - saiba como analisar o mercado e caminhe para o sucesso

Conhecer o mercado no qual você irá atuar como empresário é uma questão indispensável, pois este conhecimento serve como ponto de partida para uma tomada de decisão: montar ou não montar uma padaria

Se você vai abrir uma padaria, esta precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá para obter sucesso

Se você vai abrir uma padaria, esta precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá para obter sucesso

Independente do tipo de padaria (padaria tipo boutique, padaria de serviço, padaria de conveniência e pontos quentes), outra classificação que podemos fazer é quanto a seu porte , o que deve ser feito, levando-se em consideração o volume diário de produção. As padarias serão consideradas de pequeno porte quando fabricarem, no máximo, 450 pães francês, de 50 g cada, por hora de funcionamento. Serão de médio porte, se esta quantidade for de até 750 pães por hora e de grande porte, quando fabricam até 1.500 pães de 50 g cada, por hora de funcionamento. Para escolher qual o porte da padaria, é preciso que se faça uma análise de mercado.

Análise de mercado

 

Conhecer o mercado no qual você irá atuar como empresário é uma questão indispensável, pois este conhecimento serve, inclusive, como ponto de partida para uma tomada de decisão: montar ou não montar uma padaria. Se você vai abrir um estabelecimento comercial, este precisa estar de acordo com as necessidades da clientela que você terá. E, para isso, será preciso conhecer esse mercado, conhecer a opinião da população do seu território de ação, saber o que essa população gostaria de encontrar em uma padaria.

 

“São coisas assim que lhe permitirão avaliar, com segurança, se realmente existe espaço para o seu empreendimento e, principalmente, saber se a sua futura clientela da padaria está satisfeita com a concorrência. A maneira mais eficiente de conhecer a opinião da população é por meio de uma pesquisa de mercado”, afirma o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, do curso Como Montar e Administrar uma Padaria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Como fazer a pesquisa de mercado?

 

- Pesquisa por telefone: é muito econômica e tem um maior percentual de resposta. No entanto, ela possui menor duração e as respostas são obtidas de imediato, ou seja, o entrevistado tem pouco tempo para pensar nas respostas. Além disso, esse tipo de pesquisa exige uma abordagem muito profissional, pois, afinal de contas, o cliente será contatado em sua residência e, por isso, é preciso tomar bastante cuidado para ele não sentir sua privacidade invadida;

- Pesquisa por e-mail: esta vem sendo cada vez mais utilizada, dada a grande popularidade da internet. Ela apresenta baixíssimo custo e pode apresentar o retorno de respostas esperado. Para isso, é prudente fazer um contato anterior, também por e-mail, dizendo ao futuro entrevistado como chegou até ele, explicando qual a contribuição que você espera dele e pedindo permissão para enviar o questionário da pesquisa;

- Pesquisa face a face: também conhecida como pesquisa de campo, consiste em abordar as pessoas na rua ou em seus domicílios, quando, então, é passado para elas o objetivo da pesquisa e por que foram selecionadas. É um método que oferece muita segurança, quanto à qualidade das respostas, e apresenta alto retorno de respostas, apesar de ser o mais caro;

- Pesquisa por observação: é feita quando o próprio pesquisador se encarrega de obter as respostas às perguntas do seu questionário. Por isso, as pessoas responsáveis pela pesquisa precisam ser muito bem treinadas e retratar apenas o que for observado, não deixando, de forma alguma, a opinião particular interferir nas respostas. É também um método caro e muito utilizado, quando se pretende pesquisar estabelecimentos dos futuros concorrentes.

 

Conhecer o mercado no qual você irá atuar como empresário é uma questão indispensável, pois este conhecimento serve, inclusive, como ponto de partida para uma tomada de decisão

Conhecer o mercado no qual você irá atuar como empresário é uma questão indispensável, pois este conhecimento serve, inclusive, como ponto de partida para uma tomada de decisão 

Os benefícios da pesquisa de mercado

 

- Definição quanto à viabilidade econômica da padaria (montar ou não montar);

- Tipo de padaria e produtos que deverão ser oferecidos aos clientes;

- Redução de riscos nas decisões de gestão que serão tomadas antes e após a inauguração da padaria;

- Previsão e prevenção contra eventuais problemas;

- Conhecimento da opinião da população (clientes), em relação aos seus concorrentes, bem

como o que ela gostaria de encontrar em uma padaria, entre outros aspectos.

 

Elaboração de um questionário para a pesquisa

 

- Elaborar uma pequena introdução para que o entrevistado possa conhecer o objetivo da sua pesquisa e conscientizar-se da importância das suas respostas;

- Organizar as questões por assuntos. Exemplo: perfil do cliente; hábitos de compra do cliente; produtos de sua preferência; análise da concorrência, sugestões, entre outros;

- Começar cada assunto com questões mais simples, deixando, por último, as mais complexas, para minimizar eventuais resistências dos entrevistados;

- Elaborar questões objetivas e com linguagem simples de forma a facilitar as respostas dos clientes;

- Procurar dar ao entrevistado entre três e quatro opções de respostas para cada questão;

- Evitar emitir sua opinião ou a opinião dos entrevistadores;

- Evitar questionários muito longos para não gastar muito tempo dos entrevistados. Procure pensar quanto tempo você teria para responder ao questionário, caso você fosse o entrevistado;

- Ter muito cuidado para não induzir o entrevistado a uma resposta.

 

Pesquisa quanto ao perfil dos consumidores

 

- Faixa etária dos consumidores;

- Sexo;

- Distância até o local onde você pretende abrir a padaria;

- Número de pessoas na família;

- Nível de instrução da família;

- Renda média da família;

- Produtos e serviços preferidos da família;

- Produtos e serviços que o entrevistado gostaria de encontrar em uma padaria;

- Dia e horário preferidos para fazer compras em padaria.

 

Pesquisa quanto à concorrência

 

- Quais são os concorrentes preferidos dos clientes entrevistados?

- Qual é o porte desses concorrentes?

- Quais são os seus três principais concorrentes?

- Como é o fluxo de clientes nos estabelecimentos dos futuros concorrentes?

- Quais os produtos oferecidos pela concorrência?

- Que tipos de promoções seus futuros concorrentes realizam?

- O horário de funcionamento atende satisfatoriamente aos clientes?

- O que os clientes consideram como pontos positivo e negativo na concorrência?

- Diante disso, pergunte a você mesmo o que você poderá inovar?

 

Pesquisa quanto aos fornecedores

 

- Quem são e quantos são seus futuros fornecedores;

- Quais os produtos e serviços que eles poderão te fornecer;

- A frequência com que esses produtos serão entregues;

- A maior ou menor facilidade que você terá em contar com esses fornecedores, em caso de eventualidades;

- A qualidade dos produtos fornecidos;

- A validade dos produtos;

- A cota mínima para compra;

- Os descontos oferecidos;

- As formas de pagamento são indispensáveis para você completar seu estudo sobre o mercado em que você pretende atuar.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Padaria.

 

Por Andréa Oliveira

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