
CTC9001 possui uma produtividade 29% maior em relação às variedades convencionais. Foto: divulgação.
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) lançou três novas cultivares de cana-de-açúcar, próprias para a produção no cerrado. O lançamento ocorreu ontem, durante a oitava edição do Cana Show, em São Paulo. Foram apresentadas as variedades da série CTC9000, composta pela CTC9001, CTC9002 e a CTC9003.
A CTC9001 apresenta grande produtividade, chegando a ter 29% a mais de sacarose por peso por hectare (pol por hectare), em relação às duas cultivares mais utilizadas no mercado. Ela ainda possui um maior período útil para a industrialização.
A CTC9002 também apresenta uma boa produtividade, com 25% a mais de pol por hectare e assim como a outra, pode ser usada no plantio mecanizado. Além disso, ela pode ser cultivada em solos mais restritivos e é mais adequada a secas prolongadas, características comuns ao cerrado.
Já a CTC9003 é precoce, não florescendo, o que também ajuda a suportar as características climáticas do cerrado. Ela possui índice de pol 18% maior do que as variedades convencionais.
O presidente do CTC, Gustavo Teixeira Leite, afirmou que a cana-de-açúcar precisa se desenvolver bastante, já que está muito atrasada em produtividade e tecnologia, se comparada a outras culturas como o milho e a beterraba.
Segundo o presidente do CTC, a empresa está realizando uma série de investimentos em melhoramento genético da cana-de-açúcar. Eles esperam, com o tempo, reduzir o tempo de cultivo e o custo de produção pela metade.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Nilo Wanderley Duarte
5 de set. de 2018Achei bastante interessante esse novo tipo para o cerrado. Gostaria de conhecer, meu terreno e perto de Sete. Lagoa. Onde tem a semente.

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de set. de 2018Olá Nilo,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações recomendamos que entre em contato com o Embrapa de sua cidade ou região.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Manoel Zuza de Oliveira
11 de set. de 2014Gostaria de receber mais esclarecimentos sobre como podemos conseguir mudas para plantio no sul do Estado do Maranhão, mesmo que seja apenas para experimento.

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de set. de 2014Olá, Manoel!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações recomendamos que entre em contato com o Embrapa de sua cidade ou região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos