As drogas vegetais têm formas específicas de uso, tendo a ação terapêutica completamente influenciada pelo modo de preparo.
Já é tradição no Brasil...
É só começarem as tosses que logo pensamos em fazer um chá de alho para curar o mal estar da gripe. Essas receitas caseiras, passadas de geração em geração, agora estão regulamentadas pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A maioria das pessoas conhece pelo menos uma receita que usa plantas medicinais. Essas ervas tiveram seu valor terapêutico reconhecido e publicado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira, dia 10. Entretanto, nem sempre a forma de manipular os chás é correto, por isso, a ANVISA divulgou uma tabela instrutiva, mostrando o modo de preparo e as propriedades de diversas plantas.
Inaladas, ingeridas ou usadas em gargarejos, as drogas vegetais têm formas específicas de uso, tendo a ação terapêutica completamente influenciada pelo modo de preparo. Algumas delas possuem substâncias que se degradam em altas temperaturas e por isso devem ser amassadas. Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos e flores devem ser preparados por meio de infusão, para que suas propriedades medicinais sejam mantidas.
De acordo com o que afirmam Celso Trindade, Engenheiro Florestal da UFV e Maria Luiza Sartório, pós-graduada em Engenharia de Qualidade pela PUC - MG, no curso Farmácia Viva, produzido pelo Centro de Produções Técnicas - CPT, "de fato, muitas das plantas usadas pelo povo têm seu efeito curativo comprovado, após serem submetidas a criteriosos estudos".
Assim, a medicina comprovou o que a sabedoria popular consagrou: os chás tem efeitos curativos.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.