WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Planta do semiárido poderia curar asma e depressão

Pesquisa estuda a eficácia da milona no combate às doenças

 

  A milona já é usada há muito tempo pelos moradores do semiárido contra doenças respiratórias.

A milona é muito usada pela população do semiárido brasileiro para a cura de diversas doenças. Mas, até então nada comprovava cientificamente a eficácia da planta. Recentemente, pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentaram o resultado de uma pesquisa de mais de 20 anos, que mostra o efeito da planta contra a asma e a depressão.

De acordo com a diretora do centro, Margareth Diniz, a milona, também conhecida como orelha-de-onça, atua no sistema imunológico contra a asma, possuindo um método diferenciado de ação em relação aos medicamentos convencionais.

Como os moradores da região já usam esse remédio natural há muito tempo, os pesquisadores se interessaram em verificar a eficácia dela. Eles usavam a raiz para a cura da asma e outras doenças respiratórias. No entanto, a investigação atestou que as folhas são mais eficazes, além de bem menos tóxicas. Além disso, ao usar as raízes, os moradores matavam o vegetal, o que não é necessário.

O extrato da planta já foi testado em animais, como recomenda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), evidenciando a ação contra a asma, assim como usavam os moradores do semiárido. Entretanto, os estudiosos se impressionaram com o desempenho da milona também contra úlceras e depressão.

Para o pesquisador Reinaldo Nóbrega de Almeida, esse resultado é muito bom, porque muitos pacientes diagnosticados com asma desenvolvem casos de depressão. Apesar disso, o efeito maior dela ainda é contra a asma: é antialérgica e anti-inflamatória, resolvendo a causa (alergia) e a consequência (inflamação crônica) de uma só vez. A ação da milona é ainda maior do que a de corticoides, os remédios mais comuns no tratamento de doenças respiratórias mas que possuem sérios efeitos colaterais.

Ainda serão feitos testes em pacientes com asma e só então a planta estará certificada para o mercado. Infelizmente esse processo costuma demorar alguns anos até virar medicamento. Por isso, os pesquisadores experimentaram uma forma mais simples de consumo, por meio de sachês usados em chás. Eles recomendam uma xícara duas vezes ao dia. Segundo eles, os pacientes que fizeram esse teste obtiveram melhora significativa.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Letícia Gama Soares Miranda

8 de nov de 2019

Boa noite! Sou asmática e alérgica há 34 anos, faço uso de medicamento corticoide e cortisona continuamente!Agradeço muito a vocês por me dar esperança de curar definitivamente os meus problemas respiratórios! Vou procurar na minha cidade! Vocês estão de parabéns e tenho esperança que dessa vez nós asmáticos consigamos respirar e ter uma vida saudável!

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de nov de 2019

Olá, Letícia

Tudo bem?

Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.

Desejamos a você sucessos!

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

Luiz Guilherme

16 de out de 2017

Boa noite eu gostaria de perguntar duas coisas. 1-Essa planta deixa sequelas 2-essa planta cura na hora? Ou depois de alguns dias? Si puder me responder agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out de 2017

Olá Luiz Guilherme,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A planta pode realmente ser a fonte principal para cura da asma, mas os testes clínicos em humanos começaram a ser realizados recentemente, portanto ainda não existem estas informações catalogadas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Joel Moura Filho

19 de jul de 2017

Boa noite, preciso de uma muda ou sementes, poderiam me enviar? Eu pago o preço e o frete.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jul de 2017

Olá, Joel.

Agradecemos sua visita e comentário. Só vendemos cursos. Aconselhamos que você faça uma busca em casas agrícolas na sua cidade ou até mesmo na internet a fim de mapear o fornecedor mais próximo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

SERGIO RUSIG

16 de mar de 2016

PARABÉNS pelo trabalho desenvolvido com a planta MILONA e como ha 72 convivo com problemas asmáticos, gostaria de saber onde compro sementes ou mudas e fazer parte desse estudo. Moro em São Paulo e tenho terreno para plantar. No aguardo, agradeço antecipadamente. Sergio Rusig

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de mar de 2016

Olá Sérgio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure em casas de produtos naturais de sua região mais informações sobre esta planta.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

André Luiz

11 de fev de 2016

Boa noite, sofro de asma desde criança hoje tenho 23 anos, a um bom tempo tomei conhecimento dessa planta e desde então venho buscando a planta moro em vitória/ES, e de jeito nenhum consigo encontrar, alguém poderia me ajudar? Desde já agradeço e aguardo.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev de 2016

Olá André,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você encontra a Milona ou orelha de onça, em farmácias de manipulação e casas de remédios fitoterápicos, a planta pode ser encontrada. Essa planta, no entanto, ao menos por enquanto, somente pode ser encontrada em sua forma natural. Acredita-se, devido aos avanços das pesquisas, que posteriormente serão facilmente encontrados os xaropes e cápsulas feitos com esta planta. Esse processo, no entanto, é um pouco demorado, por isso foram liberados apenas os sachês de chá.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

priscila

28 de nov de 2015

A qual grupo vegetal pertence a milona?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de nov de 2015

Ola, Priscila!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.A milona, nome científico da planta é Cissampelos sympodialis (MENISPERMACEAE), encontrada no semi-árido da Paraíba e de todo o Nordeste, além de Minas Gerais. É uma trepadeira de folhas largas, em forma de coração, e de crescimento rápido, fácil de multiplicar e cultivar.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Maria

27 de jul de 2015

comprei o chá e estou contagiada com o bom resultado porém gostaria de saber por quanto tempo tomar o inverno todo ou semanas ?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jul de 2015

Olá, Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que procure seu médico de confiança.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Antónia Fradinho

23 de set de 2013

Exmos Senhores, A notícia que li acerca da planta despertou grande curiosidade e aumentou a minha esperança, pois lá em casa são asmáticos o meu marido e minhas duas filhas. Ele está sob o efeito de cortisona e como sabemos este medicamento é maravilhoso, mas deixa muitas sequelas. Engordou (ou inchou) e sempre que deixa de fazer uso do corticoide a crise volta. Com as filhas é menos, mas no Outono e Primavera em Portugal elas não passam bem. Como posso ter esta planta? Quanto custa o envio de uma raiz para que eu possa plantar e no futuro criar uma solução alternativa e mais saudável ao Brisomax, Bertarsec etc. Saudações cordiais Antónia Fradinho

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de set de 2013

Olá, Antônia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure pela Milona em casas especializadas em produtos naturais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jeferson

25 de mai de 2013

Por favor! Gostaria de entrar em contato com o Antônio de Pádua Prado que fez um comentário nesta página de que tem a Milona e a cola a disposição de interessados. Ou me passe os contatos dele. Agradeço sua atenção! Aguardo resposta.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mai de 2013

Olá, Jeferson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana carolina dos Santos

Antonio de Pádua Prado

24 de mai de 2013

Fui à Paraíba, por necessidade particular da planta e trouxe mudas para plantio. Ainda tenho pequena produção (orgânica, ou seja, sem uso de adubação química ou agrotóxicos), com vistas à, em breve futuro, obter maiores quantidades.de folhas. Estou no Estado de São Paulo e á disposição, via email ou telefone para maiores informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de mai de 2013

Olá, Antonio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!