A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT – Correios) lança hoje, quarta-feira, dia 15, em Belém do Pará, 4 selos com estampas de plantas medicinais da Amazônia. Os selos são uma homenagem aos 117 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi, referência nos estudos na área de meio ambiente e biologia na região.
A copaíba, a andiroba, a unha-de-gato e a muirapuama ilustram os novos selos que serão usados em todo o país. Cada uma dessas plantas possui uma ou várias funções diferentes, como anti-inflamatório, antiviral, cicatrizante e até como afrodisíaco.
O Museu Emílio Goeldi estuda as plantas medicinais há muitos anos. A unha-de-gato, por exemplo, é usada contra dores musculares e nas articulações. Ela é a única da região amazônica que integra a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS).
A coordenadora de Botânica do museu, Márlia Coelho Ferreira, acredita que as espécies escolhidas possuem muita importância local, sendo bastante usadas pela população. Para ela, essas plantas são, na medicina popular, equivalentes à mandioca na alimentação das pessoas da região.
Os quatro selos da série “Fitoterapia Brasileira – Plantas Medicinais, Saber Popular” possuem uma tiragem de 75 mil unidades cada. Elas serão comercializadas nas agências e franquias dos Correios até o dia 31 de dezembro de 2015.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: G1/Pará.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.