O panetone é o pão mais requisitado nesta época do ano. Ele é de origem italiana, mas há muito tempo, conquistou paladares de muitas outras nacionalidades, inclusive o dos brasileiros. Esse pão de massa doce é tradicionalmente consumido no Natal e comumente recheado de frutas cristalizadas, que podem ser substituídas por nozes ou gotas de chocolate, nesse caso tem-se o chocotone.
Seja qual for o recheio, o sabor e a maciez são inconfundíveis. Surpreenda nesse Natal, faça você mesmo o panetone de Natal!
No curso Como Produzir Pães Caseiros, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você encontrará esta e muitas outras receitas de pães caseiros. Não deixe de conhecê-los. Para fazer o delicioso panetone, confira abaixo as orientações da professora do curso, Maria da Graça L. Bragança. Tome nota e "mãos à massa"!
Ingredientes
3 e ½ xíc. de farinha de trigo
2/3 xíc. de passas claras sem sementes
1/3 xíc. de frutas cristalizadas
¾ xíc. de água morna
½ xíc. de margarina
¼ xíc. de açúcar
1 tablete (15g) de fermento de pão ou 1 collher (sopa) de fermento seco para pão
3 gemas
½ colher (sopa) de baunilha
1 colher (chá) de casca ralada de limão
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Junte 1 colher de chá de açúcar e a água morna ao fermento. Deixe descansar por 10 min. Acrescente as gemas batidas à parte. Coloque a baunilha, a casca de limão, o sal e o açúcar restante e as frutas. Junte 2 xícaras de farinha de trigo e bata bem. Coloque a margarina, aos poucos. Adicione a farinha de trigo restante e misture bem. Leve a massa a uma superfície polvilhada e amasse por 10 min até ficar elástica. Coloque-a numa vasilha untada, cubra o recipiente e deixe assim por 1 hora até a massa dobrar de volume.
Em seguida, abaixe a massa com o punho e a deposite numa superfície polvilhada. Faça uma bola e coloque em uma forma redonda de 18,5cm de diâmetro por 8cm de altura. Deixe crescer durante 45 min até chegar à beira. Pincele manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar durante 45 min, pincelando 2 vezes. Se dourar logo, proteja com papel alumínio. Depois de desenformar, pincele com manteiga.
Por Luci Silva
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ana Vaqueiro costa
16 de out. de 2017Boa noite. Sou apaixonada por culinária. Acompanho todas receitas públicadas . Sempre algo novo . parabéns. Ana costa

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de out. de 2017Olá, Ana Costa.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que goste do nosso conteúdo! Volte sempre :)
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.