
Ao pensar em bolo de milho verde dá até um gostinho de infância no paladar. Muitos têm a lembrança das férias na casa da vovó. Era só a senhora retirar o bolo quentinho que o cheiro convidava todos os netinhos a atacar a quitanda. Nem dava tempo de deixar esfriar.
O milho é um dos cereais mais utilizados no Brasil, por isso existem muitas receitas com esse ingrediente. O bolo, uma das mais requisitadas, mesmo com origem nos fogões à lenha da cidades mineiras, atualmente é encontrado em lanchonetes, padarias e na mesa dos brasileiros do norte ao sul do país.
Anote a receita e aproveite o feriado para curtir esse delicioso sabor. Os ingredientes utilizados, assim como o preparo, é uma elaboração da professora Marli Cambraia, nutricionista e extensionista da Emater – MG. Essa e outras receitas com milho verde estão no curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Ingredientes para o bolo de milho verde
Para fazer o bolo são necessárias duas xícaras de chá de grãos de milho verde, quatro ovos, duas colheres de sopa de manteiga, queijo branco em fatias finas, açúcar e sal a gosto, quatro colheres de chá de fermento e duas colheres de sopa de farinha de trigo.
Passo a passo para o bolo de milho verde
- Corte os grãos do milho bem rente às espigas e triture-os no moinho de cereais. Acrescente a essa massa os ovos e a manteiga, misturando bem. Em seguida, adicione o açúcar, o sal e a farinha de trigo, mexendo até a massa ficar homogênea, e insira o fermento.
- Em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, despeje metade da massa. Coloque as fatias de queijo e o restante da massa. Pré-aqueça o forno a 350ºC e coloque o bolo para assar por 25 a 30 minutos.
Para incrementar, a professora Marli sugere usar uma camada de goiabada por cima da camada de queijo. Se desejar, outra opção muito viável, sobre o bolo despeje chocolate derretido. Fica com um sabor divino.
Gostou da matéria? Saiba mais sobre o Curso CPT Processamento de Milho Verde. Assista ao vídeo abaixo!
Conheça os Cursos CPT da área Indústria Caseira.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.