
O bolo de milho é encontrado em lanchonetes, padarias e na mesa dos brasileiros do norte ao sul do país.
Ao pensar em bolo de milho verde dá até um gostinho de infância no paladar. Muitos têm a lembrança das férias na casa da vovó. Era só a senhora retirar o bolo quentinho que o cheiro convidava todos os netinhos a atacar a quitanda. Nem dava tempo de deixar esfriar.
O milho é um dos cereais mais utilizados no Brasil, por isso existem muitas receitas com esse ingrediente. O bolo, uma das mais requisitadas, mesmo com origem nos fogões à lenha da cidades mineiras, atualmente é encontrado em lanchonetes, padarias e na mesa dos brasileiros do norte ao sul do país.
Anote a receita e aproveite o feriado para curtir esse delicioso sabor. Os ingredientes utilizados, assim como o preparo, é uma elaboração da professora Marli Cambraia, nutricionista e extensionista da Emater – MG. Essa e outras receitas com milho verde estão no curso Processamento de Milho Verde, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Para fazer o bolo são necessárias duas xícaras de chá de grãos de milho verde, quatro ovos, duas colheres de sopa de manteiga, queijo branco em fatias finas, açúcar e sal a gosto, quatro colheres de chá de fermento e duas colheres de sopa de farinha de trigo.
Corte os grãos do milho bem rente às espigas e triture-os no moinho de cereais. Acrescente a essa massa os ovos e a manteiga, misturando bem. Em seguida, adicione o açúcar, o sal e a farinha de trigo, mexendo até a massa ficar homogênea, e insira o fermento.
Em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, despeje metade da massa. Coloque as fatias de queijo e o restante da massa. Pré-aqueça o forno a 350ºC e coloque o bolo para assar por 25 a 30 minutos.
Para incrementar, a professora Marli sugere usar uma camada de goiabada por cima da camada de queijo. Fica com um sabor divino.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.