
A suinocultura brasileira tem alcançado resultados surpreendentes graças ao investimento em tecnologia e na profissionalização do setor. Com isso, o mercado da carne suína brasileira tem se expandido, até mesmo para o exterior, com o aumento nas exportações. Atualmente, são mais de 2 milhões de matrizes em todo o país, o que nos posiciona no ranking mundial como um dos maiores produtores de suínos do mundo.
Os rebanhos suínos do país são suscetíveis a doenças bacterianas e virais, que podem comprometer o seu desempenho produtivo e reprodutivo de forma significativa. Entretanto, com os manejos alimentar e sanitário eficientes, mesmo se os suínos forem acometidos por doenças, eles conseguem se recuperar mais facilmente, o que evita grandes prejuízos ao suinocultor.
Segundo Paulo Henrique Reis Furtado Campos, professor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento à Terminação, são várias as doenças que colocam em risco os rebanhos suínos brasileiros. Como exemplos, podemos citar algumas doenças bacterianas, dentre elas, a leptospirose e a pneumonia enzoótica. Sem falar das doenças virais, como a influenza suína e a peste suína clássica. Inclusive, algumas delas são consideradas zoonoses, ou seja, contaminam seres humanos.
Não é exagero quando falamos que a implantação de programas de biosseguridade e de vacinação torna-se vital à suinocultura. Ao manter a sanidade dos suínos, a carne produzida torna-se muito mais segura para os mercados nacional e internacional. Essa segurança faz com que a demanda por esse produto aumente não apenas no Brasil como também em outros países.
Para uma suinocultura bem-sucedida, é importante manejar adequadamente os suínos, tanto o manejo nutricional como o sanitário. Fora os cuidados com as instalações e o investimento em melhoramento genético dos animais, que torna os suínos mais resistentes às doenças. Dessa forma, a cadeia produtiva de suínos se torna mais consolidada garantindo aos consumidores produtos seguros e diferenciados.
Pensando nos suinocultores do país e nos futuros empreendedores do setor, a equipe CPT elaborou o E-book Doenças Bacterianas e Virais em Suínos: Sintomas, Causas, Prevenção e Tratamento. Basta baixá-lo, em nosso site, gratuitamente, para ter acesso a informações essenciais a quem busca lucratividade na suinocultura. Nele, o suinocultor saberá tudo a respeito das principais doenças em suínos, a importância da biosseguridade, dos cuidados com a vacinação e muito mais!
Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura:
Criação de Suínos - Manejo de Reprodutores e Matrizes
Manejo de Leitões do Nascimento à Terminação
Criação de Suínos em Camas Sobrepostas
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.