WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Suinocultura é um dos ramos mais lucrativos da pecuária

Os suínos tem grande rendimento de carne e proporcionam lucros logo no primeiro ano

O porco é um animal que pode ser explorado com pequeno capital inicial.

Em todo o vasto campo da indústria animal, nada existe que produza melhores resultados práticos do que a criação de suínos, quando conduzida de forma criativa e inteligente. Por isso, a suinocultura é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Na criação desses animais, pode-se reutilizar vários insumos para outras atividades tanto nas grandes propriedades, como nas pequenas chácaras.

O porco é um animal que pode ser explorado com pequeno capital inicial. Requer, relativamente, pouca atenção, adapta-se as mais variadas condições climáticas e é altamente prolífero. Ele também produz grande rendimento de carne, proporcionando lucros logo no primeiro ano.

De acordo com o professor e produtor rural Renato Bravo, coordenador do curso Como Tornar seu Sítio Lucrativo, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “além de sua criação ser bastante lucrativa, os resíduos da suinocultura são um precioso elemento melhorador da terra, pois possuem elementos de alto valor para sua fertilidade”.

Convém chamar a atenção do criador para o tipo de porco que deseja produzir, se para engorda ou bacon, pois, com alimentação racional, cuidados sanitários e orientação técnica conveniente, é possível conseguir elevado rendimento e fácil mercado para seus animais. Em todas as raças existem tipos variados, que estão classificados em bons e maus. O que interessa, portanto, não é a raça propriamente, mas o tipo do animal e a sua aptidão em adquirir o maior desenvolvimento dentro do menor tempo possível.

O sucesso da criação de suínos reside, em grande parte, na boa aplicação dos princípios que orientam sua alimentação. As rações devem ser organizadas de acordo com a idade e finalidade, e convenientemente balanceadas. Não deve ser esquecido o pastejo em bons piquetes, pois tal prática, além de indispensável como medida dietética e higiênica, barateia a produção de 30 a 40%, se forem feitos em gramíneas ou leguminosas.

Segundo Bravo, no curso CPT, o melhoramento dos suínos pode realizar-se com mais rapidez do que o da maioria das espécies. “Não há razão, portanto, que justifique a criação de porcos sem seleção genética. O emprego de porcos inferiores, para início de uma criação, constitui numa lamentável perda de tempo e de dinheiro”, diz o produtor.

Ele acrescenta que, considerando a rapidez com que os porcos se multiplicam, salta à vista o grande benefício de se adquirir espécimes de raça pura, pela vantagem de, em pouco tempo, se obter plantéis uniformes, de elevada precocidade e grande rendimento.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Como Tornar seu Sítio Lucrativo

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JOSE CARLÃO

21 de jun de 2019

Ingá Paraíba

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jun de 2019

Olá José Carlão,

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Jose carlos da silva melo

12 de jan de 2019

Quero forma de preparo de ração para meu leitão

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jan de 2019

Olá Jose,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugerimos que consulte um especialista na formulação de ração, para uma dieta balanceada com todos os nutrientes necessários para a idade.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!