Os cuidados com os leitões recém-nascidos começam antes do nascimento, ou seja, na atenção especial com a porca gestante visando à preparação da maternidade para recebê-los. Além da assistência permanente durante o parto, que não deve ser demorado. Quanto mais prolongado, menores serão as chances de os leitões sobreviverem.
É essencial limpar e secar os animais logo após o nascimento, retirando restos de placenta, principalmente das regiões da boca e da narina, uma vez que podem obstruir as vias respiratórias, levando o animal à morte por asfixia. Para enxugar o leitão, utiliza-se um pano limpo ou uma toalha de papel. Essa medida previne o resfriamento e ativa a circulação do recém-nascido.
Outra providência fundamental é cortar e curar o umbigo. O leitão nasce com baixa resistência a infecções devido a pequena quantidade de anticorpos. O umbigo é uma porta aberta, expondo o animal a contaminações diretas. Por essa razão, o cordão umbilical deve ser cortado logo após o nascimento. A área de corte fica a cerca de três centímetros da barriga. Em seguida, se faz a desinfecção ou cura do local com uma solução iodada.
Também é preciso cortar ou aparar os dentes, porque eles nascem com oito dentes bastante pontiagudos e desenvolvidos, especialmente os dos cantos e caninos de leite. Esses devem ser cortados bem rente à gengiva; tomando cuidado para não feri-la e nem à boca do leitão.
O professor Paulo César Brustolini, no curso Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que “a finalidade dessa prática é evitar acidentes que podem colocar em risco a porca e o próprio leitão. Os dentes pontiagudos podem causar ferimentos nas tetas das porcas que, por um instinto de defesa, atacam o leitão, podendo diminuir a produção de leite. No local desses ferimentos também pode ocorrer uma infecção secundária, mamite, por exemplo, o que afetaria diretamente a produção do leite”.
Fornecer aquecimento adicional ao recém-nascido é outra providência fundamental. Do nascimento até mais ou menos duas horas de vida há um decréscimo da temperatura do corpo do animal. O frio muito intenso pode causar hipoglicemia. Portanto, um sistema de aquecimento adicional deve ser fornecido, desde o nascimento até o desmame.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Cláudio couto cruz
5 de jan. de 2017Já comprei e vi os DVDs e os livros dos Cursos a Distância diversas vezes. Também, fiz a avaliação e recebi os certificados. Um material maravilhoso e muito importante em nossa atividade. Me ajudou muito. Recomendo.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de jan. de 2017Olá Cláudio,
Ficamos muito felizes que tenha gostado dos nosso cursos a distância.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

silvana czarneski
30 de out. de 2014Olá! Gostaria de obter informações sobre os cursos por e-mail! Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de out. de 2014Olá, Silvana!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos CPT da área de Suínos.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos