Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp (31) 99294-0024
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abate de suínos segue passos importantes

Os porcos devem ser abatidos entre os 90 e 100 quilos de peso vivo

Abate de suínos segue passos importantes   Artigos Cursos CPT

Os animais para abate devem ser muito bem escolhidos, para garantir carne de boa qualidade. As principais raças de suínos recomendadas para um bom rendimento e aproveitamento da carcaça  são Landrace, Large White, Duroc, Hampshire e Wessex.

Os porcos devem ser abatidos entre os 90 e 100 quilos de peso vivo, sendo provenientes de regiões com controle sanitário comprovado. Os animais do tipo banha ou com peso vivo muito elevado têm baixo valor comercial. Com a mudança no comportamento dos consumidores, que preocupados com a saúde, tendem a preferir alimentos com menos gordura, o mercado para o suíno tipo light está em crescimento.

Uma recomendação importante é o abate de animais castrados, no caso de machos, para minimização de possíveis problemas de odor sexual, o que tende a afetar a aceitação do consumidor.

É preciso fazer um exame visual dos animais, observando cuidadosamente o comportamento dos mesmos, que devem estar com boa aparência, sem demonstrar cansaço excessivo, febre ou apresentar infecções. Depois do exame, os animais são pesados e marcados. Em seguida, são colocados na pocilga, onde ficam em jejum por 24 horas, servidos apenas por água limpa.

No dia seguinte, são levados para o abate através do corredor, onde são submetidos à ducha de água fria sob pressão bem forte. O professor Alencar explica que a água fria diminui o estresse dos animais e faz com que haja liberação de maior quantidade de sangue, resultando, assim, em carne de melhor qualidade.

A lei do abate humanitário e proteção aos animais tornou obrigatório o uso de equipamentos insensibilizadores que produzem choque elétrico e insensibilizam os animais, dando mais velocidade no abate. A norma, nesse caso, é provocar o menor estresse possível.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Suinocultura.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!