
Dados comprovam que os suinocultores brasileiros têm obtido altos índices zootécnicos no que diz respeito a quantidade de carne magra na carcaça suína e vários fatores, associados, contribuíram para tamanho desempenho, em especial o manejo.
“Manejo é um dos fatores essenciais para o sucesso da suinocultura. Entende-se por manejo o conjunto de técnicas utilizadas na criação, em suas diferentes etapas, desde o nascimento até o abate do animal”, afirma Dr. Paulo César Brustolini, professor do Curso a Distância CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate, em Livro+DVD e Curso Online.
É primordial ressaltar que, nos dias atuais, as pessoas desejam consumir carne com “qualidade ética”, ou seja, carne de animais manejados através de sistemas que promovam seu bem-estar, ambientalmente corretos e eticamente sustentáveis. Em alguns novos processos de industrialização, porém, nos quais a quantidade põe a qualidade em segundo plano, quase sempre resultam em sofrimento para os animais.
Uma das novas tendências do manejo correto tem duas vertentes de conduta para melhorar o bem-estar do animal: enriquecimento ambiental e reorganização dos sistemas de produção. Quanto ao enriquecimento ambiental, a ideia é introduzir melhorias nos locais de confinamento com o objetivo de tornar o ambiente mais adequado às necessidades comportamentais do suíno, colocando objetos como concorrentes e “brinquedos” - isto é tão importante que chega a reduzir os casos de canibalismo. Também é recomendado colocar palha no piso evitando piso rispado, garantir área mínima por animal, reduzindo os casos de agressão, separar as áreas de descanso e excreção e ampliar o espaço nas gaiolas.
Quanto ao sistema de produção, pesquisadores propõem sistemas alternativos e defendem a criação ao ar livre (extensiva). Sustentam, ainda, que o fator humano é essencial para o bem-estar do animal e a produtividade. Neste sentido, a forma como o tratador se relaciona com a criação tem influência direta no comportamento do suíno. Gritos, agressões e outras formas de violência são atitudes condenáveis, assim como a utilização de cães no interior das instalações.
Negar bem-estar aos animais significa carne de qualidade inferior, perda de produção e queda nas vendas.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Suinocultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.