WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pecuária do país da Copa é também dos brasileiros

As ovelhas dorper, os caprinos boer e os bovinos bonsmara, desenvolvidos na África do Sul, estão sendo manejados com sucesso em nosso país

 

Os bovinos desenvolvidos para o clima tropical, da raça bonsmara, encontraram pastos férteis no Brasil.

 

Os jogos já começaram nos campos sul-africanos. Várias seleções favoritas estrearam na Copa de 2010. O saldo de gols ainda não é grande, é verdade, mas por aqui, há caprinos, ovinos e bovinos africanos dando uma goleada.

Os caprinos da raça boer têm uma aparência vigorosa e robusta. Sua cabeça e pescoço são fortes, os chifres arredondados e virados para trás. As pernas são curtas, as coxas e os pernis musculosos. Em Quixadá, a 170 km de Fortaleza, Ceará, a raça se adaptou bem ao clima, seco na maior parte do ano. Segundo Auri Gonçalves, um criador dessa região, “a principal vantagem é o fácil manejo. Esse animal é bastante adaptado à  região nordestina e sobrevive com pouca pastagem.”

De acordo com a professora Cristiane Leal dos Santos, no curso Criação de Caprinos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o corpo desses animais é comprido, profundo, com amplas e bem distribuídas massas musculares, características que determinam a aptidão dessa raça para a produção de carne”.

A raça ovina dorper foi desenvolvida em 1950, por meio de uma parceria entre criadores africanos e o Ministério da Agricultura da África do Sul. Essas ovelhas têm baixo custo de produção, pois se alimentam basicamente de pasto e apresentam grande reserva de energia.

Para o professor Edson Ramos de Siqueira, no curso Criação de Ovinos de Corte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “numericamente a raça dorper é a segunda raça mais criada em toda a África do Sul. Por causa de suas características, como excelente carcaça, aptidão para cruzamentos, produção de carne e fertilidade, tem sido adotada em diversos outros países”.

Os bovinos desenvolvidos para o clima tropical, da raça bonsmara, encontraram pastos férteis para se desenvolver no Brasil. Esses animais são fortes e possuem uma carne de excelente qualidade,  além de fertilidade, precocidade sexual e  ótimos aprumos.

Segundo criadores, o bonsmara está para a bovinocultura assim como o dorper está para a ovinocultura. Ambas as raças foram desenvolvidas com o mesmo fim: produzir mais, melhor e com menor custo. Esses animais batem um bolão nos nossos campos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?