
Conhecendo os diversos tipos de alimentos, é possível utilizar, de maneira racional, várias alternativas de alimentação.
Alimentos volumosos são aqueles que contêm alto teor de fibra bruta, mais que 18%, e baixo valor energético. Nesse grupo, incluem-se as pastagens, as forrageiras para corte, fenos, silagens, restos culturais, resíduos de agroindústrias, cascas, sabugos e outros.
As principais características desses são a capacidade de manter a flora do rúmen, serem fonte de cálcio e microminerais. Para vacas leiteiras, são importantes para manter o teor de gordura do leite. Seu uso permite a produção de alimentos de alto valor nutritivo com menores custos.
O professor Gilmar Ferreira Prado, no curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, enfatiza que “as pastagens constituem a principal fonte de alimentos para ruminantes, principalmente no clima tropical, que é altamente favorável ao desenvolvimento das forrageiras”.
Os alimentos concentrados energéticos apresentam menos de 20% de proteína bruta. São representados, principalmente, pelos grãos de cereais e seus subprodutos, raízes e tubérculos, e as gorduras e óleos de origem vegetal ou animal.
Os concentrados proteicos apresentam mais de 20% de proteína bruta em sua composição e podem ser de origem vegetal, como as oleaginosas; de origem animal, excluídos os ossos e gorduras; subprodutos; excrementos de aves; “cama” de animais; entre outros.
“Dentre os alimentos que podem ser utilizados como concentrados, existem dois em especial: o milho, que serve como referencial para os concentrados energéticos, e a soja, utilizada como referência a concentrados proteicos”, afirma o professor Prado, especialista em nutrição animal.
Conhecendo os diversos tipos de alimentos, é possível utilizar, de maneira mais racional, variadas alternativas de alimentação para bovinos de corte. Ao escolhê-los, deve-se considerar sua disponibilidade na região, economia, praticidade e se é o que melhor atende às necessidades nutricionais do rebanho.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.