WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Milho e soja, respectivamente, são as melhores fontes energética e proteica

Esses grãos estão sempre presentes na alimentação animal

O milho apresenta alto nível de energia, e a soja, de proteína.

O grão de milho triturado é o concentrado energético mais utilizado para nutrição animal em todo o Brasil. A cultura é tradicional e está presente nas principais regiões de criação. Seu valor nutritivo é considerado excelente, principalmente pelo nível de energia. Ele apresenta 8,5 a 9,0% de proteína bruta e 0,25% de fósforo.

O alimento constitui a base energética das rações de todos os animais domésticos e é também muito utilizado na alimentação humana. O professor Gilmar Ferreira Prado, no curso Alimentação de Gado de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, alerta que “cuidados devem ser tomados em relação ao armazenamento, que deve ser feito com, no máximo, 14% de umidade”.

A soja é a fonte de proteína de melhor qualidade para a alimentação animal e apresenta alto teor energético, pela significativa quantidade de óleo. Tem baixo teor de cálcio, de fibra, e pouco caroteno e vitamina D.

Por causa do grande teor de óleo, pode provocar diarreia nos animais; por isso, é recomendável utilizar, no máximo 2,0 kg por UA/dia, no estado fresco. Além disso, precisa ser triturada diariamente, para que não ocorra rancificação das gorduras. Também contém uréase, enzima que degrada a ureia em amônia; assim, não pode ser misturada em rações.

“O farelo de soja é seu principal subproduto, resultante do esmagamento para retirada do óleo, utilizado para alimentação humana. Não tem limitação de uso e pode compor 100% do concentrado proteico das rações e dos suplementos”, afirma o professor Prado.

É comercializado na forma a granel (peletizada) ou farelado (ensacado). A primeira é mais indicada para uso em maiores quantidades, quando armazenada em silos graneleiros, principalmente nas indústrias de rações ou em grandes propriedades.

Curso CPT - Alimentação de Gado de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Vimarlei Antônio Cardoso

20 de ago. de 2021

Gostaria de saber mais sobre os valores calóricos de soja e milho pra equinos de competição

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de ago. de 2021

Olá, Vimarlei! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. :)

O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos.

Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

bruno lançanova dos santos

6 de jul. de 2017

bom dia que tipo de mistura eu posso fazer para ter mais energia para uns terneiros que tenho na pastagem de aveia,eu tenho milho,concentrado bov 32% de proteina e sal mineral 63

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de jul. de 2017

Olá, Bruno.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É necessário formular a ração combinando diferentes tipos de alimentos energéticos, proteicos, volumosos, suplementos minerais e vitamínicos e aditivos, a fim de garantir um bom desenvolvimento da sua criação.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!