
O alimento constitui a base energética das rações de todos os animais domésticos e é também muito utilizado na alimentação humana.
O professor Gilmar Ferreira do Curso CPT de Alimentação de Bovinos de Corte alerta que “cuidados devem ser tomados em relação ao armazenamento, que deve ser feito com, no máximo, 14% de umidade”.
O grão de milho triturado é o concentrado energético mais utilizado para nutrição animal em todo o Brasil. A cultura é tradicional e está presente nas principais regiões de criação. Seu valor nutritivo é considerado excelente, principalmente pelo nível de energia.
Ele apresenta 8,5 a 9,0% de proteína bruta e 0,25% de fósforo. A soja é a fonte de proteína de melhor qualidade para a alimentação animal e apresenta alto teor energético, pela significativa quantidade de óleo.
Tem baixo teor de cálcio, de fibra, e pouco caroteno e vitamina D. Por causa do grande teor de óleo, pode provocar diarreia nos animais; por isso, é recomendável utilizar, no máximo 2,0 kg por UA/dia, no estado fresco.
Além disso, precisa ser triturada diariamente, para não ocorrer rancificação das gorduras. Também contém urease, enzima que degrada a ureia em amônia; assim, não pode ser misturada em rações.
“O farelo de soja é seu principal subproduto, resultante do esmagamento para retirada do óleo, utilizado para alimentação humana. Não tem limitação de uso e pode compor 100% do concentrado proteico das rações e dos suplementos”, afirma o professor Prado.
É comercializado na forma a granel (peletizada) ou farelado (ensacado). A primeira é mais indicada para uso em maiores quantidades, quando armazenada em silos graneleiros, principalmente nas indústrias de rações ou em grandes propriedades.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Bovinos.
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Azevedo palanca domingos
30 de mai. de 2022Aprende mais só bre as proteína da soja i o milho

Resposta do Portal Cursos CPT
31 de mai. de 2022Olá, Azevedo! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site!
O CPT disponibiliza diversos cursos nas áreas desejadas!
Para saber mais, acesse https://bit.ly/3lYN3ak
Abraço!
Ingrid Filomeno

Manuel soares
17 de abr. de 2022Bastante pertinente

Darcio besciani
13 de out. de 2021Muito bom

Vimarlei Antônio Cardoso
20 de ago. de 2021Gostaria de saber mais sobre os valores calóricos de soja e milho pra equinos de competição

Resposta do Portal Cursos CPT
24 de ago. de 2021Olá, Vimarlei! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. :)
O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

bruno lançanova dos santos
6 de jul. de 2017bom dia que tipo de mistura eu posso fazer para ter mais energia para uns terneiros que tenho na pastagem de aveia,eu tenho milho,concentrado bov 32% de proteina e sal mineral 63

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de jul. de 2017Olá, Bruno.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. É necessário formular a ração combinando diferentes tipos de alimentos energéticos, proteicos, volumosos, suplementos minerais e vitamínicos e aditivos, a fim de garantir um bom desenvolvimento da sua criação.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.