
No regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. A industrialização do sêmen de igual número de montas, entretanto, pode produzir cerca de 30.000 doses de sêmen/ano. A multiplicação do material reprodutivo e a facilidade de transporte viabilizam o uso de touros geneticamente superiores a baixo custo. Essa é uma forma de acelerar o melhoramento genético e aumentar a eficiência produtiva.
O sêmen bovino dos reprodutores de alto mérito genético é processado nas centrais de sêmen, onde os animais passam por um rigoroso controle sanitário e nutricional. É preciso adotar uma política de melhoria constante e consistente do rebanho, à medida que o manejo também é apurado. De nada adiantará gerar bezerras de alto padrão, se as condições de manejo não evoluírem proporcionalmente, não permitindo que esses animais expressem seu potencial produtivo.
Depois que se adota a inseminação, a detecção do cio tem que ser feita de forma alternativa, surgindo a necessidade de técnicas para reconhecimento do cio entre as vacas. Segundo o professor Dr. Luis Fonseca Matos, no Curso CPT Inseminação Artificial em Bovinos – Convencional e em Tempo Fixo, “um recurso muito utilizado é o rufião, um macho inteiro, que monta mas não consegue fazer a penetração, porque tem o pênis bloqueado dentro do prepúcio ou desviado lateralmente”.
Outra possibilidade é o uso de fêmeas que repetem cio ou mesmo androgenizadas, ou seja, tratadas com hormônios masculinos. “A forma mais simples, porém, é a observação da monta entre fêmeas. Quando entram no cio, elas ficam agitadas e nervosas, e tentam montar em fêmeas que estão na mesma situação. Se estiver em cio, a vaca aceita a monta”, afirma o professor.
O intervalo médio de repetição de cio é de 21 dias, podendo variar de 17 a 24 dias. A duração é de 10 a 18 horas. A correta observação durante esse período é fundamental para o sucesso da inseminação.
Quer saber mais sobre o Curso? Assista ao vídeo abaixo:
Por Equipe CPT de Redação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Herone jose de urzedo
11 de fev. de 2023Ótima matéria como recebo mas informações

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de fev. de 2023Olá, Herone! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT.

Maria Aline
17 de nov. de 2022Minha vaca entrou no cio a 5 meses atrás agora o touro tá atrás dela de novo e ela tá se encolhendo as costas como se fosse defecar já fãs mas de 5 dias o que pode ser?

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de nov. de 2022Olá, Maria Aline! Tudo bem com você?
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa já está tentando contato com você para te passar maiores informações.
Em relação a sua vaca o ideal é você procurar informações com um médico veterinária especialista na área.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição. Abraços!!
Equipe CPT

Soeli rothermel
25 de out. de 2021Tenho uma novilha cm 8 meses entrou np cio e normal isso ela pode segurar cria

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de dez. de 2021Olá, Soeli! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Dependendo da raça da novilha, a maioria vai começar a mostrar os primeiros sinais de cio quando tiverem entre 9 e 22 meses de idade. A taxa de maturidade sexual, ou a puberdade, é determinada pelos genes e criação.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

José Liberio de Oliveira
23 de jul. de 2021Adicionou Muito Aos Meus Conhecimentos.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jul. de 2021Olá, José Liberio
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika

Marconde Purificação Santos
22 de mar. de 2021Sou inseminador iniciante e quero obter mais conhecimento na área. Como vcs podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de mar. de 2021Olá, Marconde
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com você para assim atendê-lo da melhor forma possível.
Atenciosamente,
ERika

RAMILE ALVES NOGUEIRA RIBEIRO
28 de fev. de 2021Comprei uma novilha n sei a idade dela e também n tenho boi como saber se ela já entrou no cio ou quando vai entra.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de mar. de 2021Olá, Ramile
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa examinar sua novilha.
Atenciosamente,
Erika

Cheila Rodrigues
17 de ago. de 2020Boa tarde, gostei muito do site. Tenho uma Vaca de leite e depois que pariu está emagrecendo muito alguma vitamina ou raçao?

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de ago. de 2020Olá Cheila,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
No seu caso, o indicado é procurar por um médico veterinário, para que ele possa examinar o animal e fazer os exames necessários, para que tenha o diagnóstico exato. Só assim será possível realizar o tratamento de forma certeira e eficiente.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Suelly Cristina Firmino de Paula
8 de nov. de 2019Minha vaca soltou um muco transparente e eu gostaria de saber se ela vai entrar no vício e demora quanto tempo pra isso acontecer?(O bezerro já está com 3meses)

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de nov. de 2019Olá, Suelly Cristina
Tudo bem?
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Sugerimos que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-la de maneira mais eficiente.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Antônio ELIMARCIO de Moura e Silva
8 de set. de 2019Tenho umas novilhas, quero saber como identificar se estão no cio, e quantas vezes ocorre o cio no ano, pois até o momento não tenho o reprodutor, obrigado pela atenção.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de set. de 2019Olá Elimarcio,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
No período do cio, é normal uma novilha querer subir na que está no cio, sendo que esta aceita a montada, sem problemas. Em relação ao período de cio, geralmente ele ocorre a cada 21 dias.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

FHILIPE VALENTIM DE SENA
6 de set. de 2019Bom dia! Gostaria de saber a respeito da otimização na produção do leite.

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de set. de 2019Olá Fhilipe Valentim de Sena,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes pelo seu interesse na cadeia produtiva do leite, em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação aos cursos sobre a produção de gado de leite. Os cursos serão essencias para o seu sucesso neste setor agropecuário tão importante para o desenvolvimento do nosso país.
Atenciosamente,
Victor Sampaio