
A alta consecutiva do PIB brasileiro, em 2018, indica que a economia do país voltou a crescer. Dados divulgados, em fevereiro de 2019, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mostram que o aumento do PIB chegou a 1,1% (acumulado do ano), porcentagem equivalente a R$ 6,8 trilhões. É importante ressaltar que o Brasil viveu dois anos infrutíferos de retração econômica em 2015 e 2016. Mas os setores de serviços, indústria e agropecuária têm reagido positivamente ante os problemas econômicos do país.
O setor de serviços foi um dos que mais contribuíram com o aquecimento da economia. Em 2018, houve um aumento de 1,3% quando comparado ao ano anterior. Os serviços alcançaram índices positivos nas sete atividades pesquisadas pelo IBGE. As que obtiveram maior aumento foram as atividades imobiliárias (3,1%) e as atividade no comércio (2,3%). Segundo Cláudia Dionísio, gerente de Contas Nacionais do IBGE, a estabilidade do mercado e o controle da inflação contribuíram com os esses resultados.
O setor agropecuário cresceu 0,1% (em relação a 2017); já o setor industrial apresentou um aumento de 0,6%. As atividades com melhor desempenho econômico (aumento de 2,3%) foram as seguintes: gestão de resíduos, água e esgoto, gás e eletricidade. Embora com percentuais menores, quando comparados aos de outras atividades, as atividades agropecuárias dão indícios de recuperação devido à safra recorde em 2017. Mesmo com a redução nas exportações, as atividades industriais também têm alcançado bom desempenho no mercado.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pecuária.
Leia o artigo "Saiba o que é Produto Interno Bruto - PIB".
Fonte: veja.abril.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.