WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Aumente a rentabilidade da pecuária de corte! Baixe o guia sobre manejo reprodutivo e sanitário do gado de corte!

A rentabilidade e o sucesso da pecuária de corte dependem dos manejos reprodutivo e sanitário do rebanho

Aumente a rentabilidade da pecuária de corte! Baixe o guia sobre manejo reprodutivo e sanitário do gado de corte!

A rentabilidade e o sucesso da pecuária de corte dependem dos manejos reprodutivo e sanitário dos bovinos. Quando realizados com base em estratégias bem estruturadas, o pecuarista consegue maximizar o desempenho reprodutivo e produtivo rebanho. A escolha de touros férteis, por exemplo, melhora o padrão do rebanho por gerar crias com alto potencial reprodutivo. Afinal, um único macho reprodutor é capaz de cobrir 25 a 40 vacas.

Por outro lado, quando o touro apresenta baixa fertilidade, ele passa essa característica a seus descendentes, que são muitos, pois sua função é cobrir o maior número de vacas. Por esses motivos, antes de proceder à monta ou à inseminação artificial, o potencial reprodutivo do touro deve ser criteriosamente avaliado. Isso é possível com o exame andrológico completo do animal, para reduzir as chances de subfertilidade ou infertilidade no rebanho.

Além do custo-benefício favorável, as técnicas e tecnologias empregadas no manejo reprodutivo do gado de corte devem apresentar eficiência comprovada. “No caso da inseminação artificial, por exemplo, o pecuarista alcança um retorno de quase 20% do capital investido. Fora a redução dos intervalos entre partos e o ganho genético do rebanho”, afirmam Luiz Antônio Josahkian e Carlos Henrique Cavallari Machado, professores do Curso CPT Melhoramento Genético de Gado de Corte.

Quanto ao manejo sanitário do gado de corte, o pecuarista deve avaliar os índices zootécnicos do rebanho para ajudá-lo nas tomadas de decisão. Para aumentar a performance reprodutiva e produtiva do rebanho e evitar perdas com a mortalidade dos animais, é essencial seguir um programa sanitário bem elaborado, com calendário de vacinações e “controle de ectoparasitas (carrapatos) e endoparasitas (vermes)”, completa Jackson Victor de Araújo, professor do Curso CPT Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose.

São três as vacinas mais importantes para imunização do rebanho: contra febre aftosa, raiva e tuberculose. Inclusive, essas três doenças são consideradas zoonoses, ou seja, podem contaminar os seres humanos. A vacina contra a febre aftosa, por exemplo, é obrigatória, pois a doença impacta negativamente na exportação da carne bovina brasileira. Daí a extrema importância da biosseguridade na pecuária de corte nacional.

Pensando nisso, a equipe de conteúdo do CPT elaborou o e-book Manejo Reprodutivo e Sanitário do Gado de Corte: Guia Essencial do Pecuarista. Basta baixá-lo, em nosso site, gratuitamente, para ter acesso a informações essenciais a quem busca lucratividade na pecuária de corte. Nele, o pecuarista aprenderá sobre época e duração da estação de monta, inseminação artificial, avaliação dos touros reprodutores, avaliação das vacas ao parto, doenças da reprodução, vacinação do rebanho, controle de ecto e endoparasitas. E muito mais!

Conheça os Cursos CPT da Área Gado de Corte:

Melhoramento Genético de Gado de Corte

Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!