Os sais minerais são muito importantes para a saúde

Eles são encontrados em alimentos básicos que fazem parte das refeições diárias

Muitas vezes nos lembramos das vitaminas, das proteínas, dos carboidratos e das fibras para manter a saúde e nos esquecemos de microscópicos nutrientes que são vitais para o organismo. Os sais minerais são encontrados nos alimentos do cotidiano, mas tudo deve ser consumido na quantidade ideal e de maneira equilibrada.

 Frutos do mar, como camarão e ostra, são ótimas fontes de selênio e zinco.

Geralmente não é necessário fazer nenhuma suplementação dos sais, pois já é suficiente balancear a alimentação. Apenas um médico pode determinar se é necessária a ingestão de produtos complementares. Portanto, a lista abaixo elenca os principais sais minerais, suas funções no organismo, onde encontrá-los e a quantidade ideal para consumo.

Potássio: elimina substâncias nocivas ao organismo, equilibra o funcionamento dos rins e do sistema digestivo e é fundamental para manter a elasticidade da pele. É encontrado em leguminosas, produtos à base de soja, cogumelos, abacate, frutas secas, nozes e hortaliças.

Magnésio: ajuda a manter as paredes celulares e previne rugas. É encontrado em leguminosas, água mineral e produtos integrais.

Ferro: é imprescindível para o organismo humano, pois participa do transporte de oxigênio no sangue. Unhas quebradiças, queda de cabelo e palidez são problemas causados pela sua ausência no organismo. É encontrado em abundância em carnes, feijão, produtos integrais e vegetais verde-escuros.

Zinco: ajuda nas funções da vitamina A e no processo de cicatrização. As principais fontes são a carne de aves, frutos do mar, amêndoas, castanhas, nozes, grãos e leguminosas.

Selênio: ajuda na recuperação de lesões da pele, combate os radicais livres e atrasa o envelhecimento. Pode ser encontrado em produtos integrais, em frutos do mar, cogumelos e no levedo de cerveja.

Cálcio: é o mineral que deve ser consumido em maior quantidade. Ele é responsável pela estrutura dos dentes e dos ossos e é encontrado  em vegetais verde-escuros, no leite e em seus derivados.

Por: Maria Clara Corsino.

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