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Os benefícios das frutas da primavera

A estação das flores é época de safra de alimentos saudáveis e saborosos

 As mangas contém ácido gálico, que evita o envelhecimento precoce e vários tipos de câncer.

Se você quer ficar em forma para o verão, aproveite que a primavera chegou e com ela veio a safra de muitos alimentos que são nutritivos, saudáveis e deliciosos. A cor vibrante e o cheiro marcante são características que atraem e agradam a maioria dos paladares. Além disso, é bem mais barato consumir os alimentos da época.

A nutricionista Marina Capella selecionou oito alimentos que estão em época de safra e destacou os principais benefícios à saúde.

Abóbora: é rica em vitaminas A, do complexo B, e C. Também é fonte de fósforo, cálcio, silício, magnésio, ferro, cloro. Reduz a sensação de fadiga e ajuda na absorção de proteínas.

Abacaxi: é fonte de vitamina C, que atua na produção de colágeno, nos processos de cicatrização e evita o envelhecimento da pele. Ela fortalece o sistema imune e evita várias doenças.

Alcachofra: ajuda a equilibrar a flora intestinal, favorecendo o desenvolvimento de lactobacilos e afdobactérias, que auxiliam o sistema imune.

Banana: é fonte de vitamina B e de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Brócolis: t
ambém é rico em vitamina C e possui carotenoides que ajudam na proteção contra doenças da pele e de degeneração celular, como a catarata. Outro benefício é o fornecimento de sulforanos, que reduzem a ocorrência de alguns tipos de câncer.

Espinafre: a vitamina C presente nele é antioxidante e ajuda na absorção de ferro. Possui os mesmos carotenoides do brócolis.

Mamão: uma enzima presente na fruta, a papaína, contribui para a digestão e absorção dos alimentos, e também é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais como o ferro, fósforo e cálcio.

Manga: além da vitamina C, ela fornece ao organismo ácido gálico, que é antioxidante e anticarcinogênico. Contém betacaroteno, que é antioxidante.

A professora Rose Pereira de Deus, do curso Cozinha Natural e Integral, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que esses alimentos fornecem nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. E a safra é uma oportunidade de aproveitá-los com melhor qualidade e baixo custo.

Por: Maria Clara Corsino.

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