Os benefícios da aveia

Ela ajuda a eliminar o açúcar e a reduzir o colesterol

 

 A aveia ajuda a regular o intestino, reduz o colesterol e o açucar no sangue.

Não importa se ela é consumida como farinha, farelo ou flocos, a aveia traz muitas vantagens para a saúde. A única diferença entre essas variedades é que a opção em flocos, por ser integral, tem uma quantidade maior de fibras, mas todas elas são muito benéficas.

A aveia é rica em fibras. Segundo a nutricionista Caroline Reinaldo, essas substâncias não são digeridas pelo organismo humano, mas elas ajudam no bom funcionamento do intestino, inclusive absorvendo o excesso de açúcar e de colesterol do sangue. Uma fibra especial, a beta glucana, é encontrada principalmente na aveia e age como um filtro para o sangue. Outra vantagem é que ela aumenta a saciedade, ou seja, ela reduz a vontade de comer outras coisas, como doces e gorduras.

O ideal é usar a aveia com outros alimentos. A nutricionista recomenda, por exemplo, que seja ingerida com frutas e iogurte, ou batida em sucos e vitaminas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, a aveia é bem calórica e por isso deve ser consumida na quantidade certa. A medida indicada é de 2 colheres de sopa por dia, o equivalente a 160 quilocalorias.

A professora do curso Cozinha Integral e Natural, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, Rose Pereira de Deus, alerta que quem consome fibras diariamente deve ingerir muita água para não causar ressecamento e formação de gases. O mais adequado é em torno de dois litros e meio a três litros de água.

Por: Maria Clara Corsino.

Cursos Relacionados

Curso Cozinha Árabe Curso Cozinha Árabe

Com Prof.ª Maria Halfa Chequer

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade