
É melhor para a saúde ser um magro sedentário ou um gordo ativo? Se você ficou na dúvida, saiba que não foi o único. Afinal, muito se fala sobre os inúmeros benefícios que a prática de atividades físicas proporcionam ao organismo, o que acaba induzindo as pessoas a escolherem a opção incorreta: gordo ativo. Isto mesmo! Ser obeso e praticar atividades físicas regulares é muito mais perigoso para a vida do ser humano que ser um magro sedentário.
Pesquisa feita por cientistas suecos acompanhou mais de 1,3 milhão de homens, a partir de seus 18 anos, por um período de 29 anos. Todos tinham entrado nas forças armadas, onde passaram por um teste físico e tiveram suas medidas anotadas. A equipe de pesquisadores, então, analisou quantos homens haviam morrido neste período por doenças como câncer e problemas cardíacos. Os resultados mostraram que homens magros sedentários tinham menor chance de falecer do que os homens obesos que praticavam atividades físicas regularmente.
Segundo Peter Nordstrom, professor da Universidade de Umea, na Suécia, e principal autor do estudo, apesar dos inúmeros benefícios para pessoas obesas, praticar atividades físicas com índice de massa corporal acima do desejado não compensa o risco de morte prematura.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Veja.com/saúde.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.