WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Integração lavoura/pecuária ajuda a recuperar pastos no Mato Grosso

Estado é o segundo maior exportador de carne bovina do país

 O sistema de integração entre lavoura e pecuária pode ajudar na recuperação das pastagens.

Mato Grosso se destaca como um dos grandes produtores nacionais de carne bovina. Com um rebanho de 28,7 milhões de cabeças, atualmente é o segundo maior exportador de carne do Brasil, com 15,6 mil toneladas por ano (15,4% do total), ficando atrás apenas de São Paulo. Estes dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No entanto, o pisoteio excessivo e a falta de manejo adequado têm contribuído para a degradação das pastagens do Estado. Isto prejudica não só a produção animal mas também o ambiente e toda a economia dependente da bovinocultura. Para tentar solucionar ou amenizar o problema, uma das técnicas que tem sido mais utilizada é a integração lavoura/pecuária.

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), em parceira com o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), criou o capim BRS Piatã, ideal como forrageira usada na integração lavoura/pecuária. Esse capim é muito nutritivo para o gado e produz forragem de qualidade e com muito acúmulo de folhas se for plantado em solos um pouco mais férteis.

A BRS Piatã produz cerca de 9 toneladas e meia de matéria seca, sendo 36% da produção atingida no período sem chuva. Esse capim tem sido, portanto, uma boa alternativa para outras espécies de forragem. O gerente geral interino da Embrapa Transferência de Tecnologia, responsável pela parceira com a Unipasto, Ronaldo Andrade, afirma que a espécie de capim tem ganhado espaço nos pastos brasileiros, principalmente no sistema de integração.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?