WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Semana do Campo CPT!
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 34Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Integração lavoura/pecuária ajuda a recuperar pastos no Mato Grosso

Estado é o segundo maior exportador de carne bovina do país

 O sistema de integração entre lavoura e pecuária pode ajudar na recuperação das pastagens.

Mato Grosso se destaca como um dos grandes produtores nacionais de carne bovina. Com um rebanho de 28,7 milhões de cabeças, atualmente é o segundo maior exportador de carne do Brasil, com 15,6 mil toneladas por ano (15,4% do total), ficando atrás apenas de São Paulo. Estes dados são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea) e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

No entanto, o pisoteio excessivo e a falta de manejo adequado têm contribuído para a degradação das pastagens do Estado. Isto prejudica não só a produção animal mas também o ambiente e toda a economia dependente da bovinocultura. Para tentar solucionar ou amenizar o problema, uma das técnicas que tem sido mais utilizada é a integração lavoura/pecuária.

Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), em parceira com o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), criou o capim BRS Piatã, ideal como forrageira usada na integração lavoura/pecuária. Esse capim é muito nutritivo para o gado e produz forragem de qualidade e com muito acúmulo de folhas se for plantado em solos um pouco mais férteis.

A BRS Piatã produz cerca de 9 toneladas e meia de matéria seca, sendo 36% da produção atingida no período sem chuva. Esse capim tem sido, portanto, uma boa alternativa para outras espécies de forragem. O gerente geral interino da Embrapa Transferência de Tecnologia, responsável pela parceira com a Unipasto, Ronaldo Andrade, afirma que a espécie de capim tem ganhado espaço nos pastos brasileiros, principalmente no sistema de integração.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!