WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Novas variedades de guaraná

Elas produzem até sete vezes mais que as comuns

 

 As variedades comuns produzem até sete vezes menos que as desenvolvidas pela Embrapa.

O guaraná é uma planta nativa da Amazônia, que ganhou o gosto popular em refrigerantes, energéticos, alimentos, produtos cosméticos e farmacêuticos. A alta demanda fez com que alguns estados, como Paraná, São Paulo e a região Norte, passassem a produzi-lo em grande escala, transformando o fruto em uma cultura promissora, inclusive para o mercado internacional.

Uma notícia para contribuir com a produção de guaraná vem da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A instituição lançou quatro novas variedades do fruto, bem mais produtivas. Além disso, elas são resistentes à antracnose, doença que prejudica as plantações na Amazônia, e pode devastar a produção inteira, de acordo com o doutor Luiz A. Balastreire, professor do Curso Agricultura de Precisão, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Elas até dispensam o uso de fungicidas.

Segundo a Embrapa, as novas cultivares produzem mais sem precisar aumentar a área da produção. Assim se evita o desmatamento de outros locais. O pesquisador da Embrapa André Atroch, um dos coordenadores do estudo sobre melhoramento genético do guaranazeiro, explica que elas podem ser sete vezes mais produtivas que as variedades normais, cuja média é de 200g por planta ao ano.

As novas cultivares produzem em média um quilo e meio de sementes secas por planta. Elas foram batizadas de BRS Cereçaporanga, BRS Mundurucânia, BRS Luzéia e BRS Andirá.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?