WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online
Cursos da Área Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo Curso Fabricação de Ração na Fazenda Curso Planejamento Alimentar em Sistema de Pastejo - Para Gado de Leite e Corte Curso Nutrição de Bovinos de Corte Curso Alimentação de Bovinos de Corte Curso Cria de Bezerros de Corte Curso Como Avaliar Bovinos de Corte para Compra e Seleção Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Instalações, Produção de Alimentos e Escolha dos Animais Curso Instalações e Equipamentos para Pecuária de Corte Curso Recria de Bezerros de Corte Curso Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte Curso Manejo Racional de Gado para Vaqueiro Curso Bovinos de Corte em Confinamento - Manejo e Gerenciamento Curso Transferência de Embriões e Fertilização in Vitro Curso Prevenção e Controle de Doenças em Bovinos - Verminose Curso Casqueamento e Correção de Aprumos em Bovinos Curso Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Bovinos Curso Como Fazer uma Estação de Monta Curso Melhoramento Genético de Gado de Corte Curso Técnicas para Produzir mais Bezerros Curso Pastoreio de Lotação Rotacionada para Gado de Leite e Corte Curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas Curso Gestão na Pecuária de Corte Curso Cruzamento Industrial Red Angus X Nelore Curso Terminação de Bovinos em Pasto Curso Produção de Novilho Superprecoce Curso Criação de Touros Curso Produção de Novilho Precoce Curso Cruzamento Industrial Limousin X Nelore Áreas Afins 36Gado de Leite 17Pastagens e Alimentação Animal Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Fertilização in vitro aumenta produtividade e qualidade do rebanho bovino

Técnica ressalta o que há de melhor no boi e na vaca

 

Inseminação ajuda no melhoramento genético dos bovinos.

Inseminação ajuda no melhoramento genético dos bovinos.

O Brasil é o maior produtor mundial de carne bovina, é autosuficiente na produção leiteira, e várias tecnologias associadas à genética colaboram para esses bons resultados. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a fazenda de Delcio Tannus Filho tem 600 cabeças e entre elas 270 vacas lactantes. Os animais rendem em média 7 mil litros de leite por dia.

Para a fertilização, o veterinário Rodrigo Longo analisa 17 características de cada vaca. Em seguida, manda as informações para uma central de sêmen, que limita o parentesco do rebanho e escolhe o melhor parceiro. Segundo o pecuarista, a melhoria é de cerca de 200 quilos de leite por vaca ao ano. Além disso, os animais produzem por dois meses a mais que na técnica convencional.

De acordo com Delcio, o investimento vale a pena e compensa todos os custos, que à primeira vista parecem altos (R$ 24 mil em sêmen na primeira fertilização). Um funcionário treinado recebe as doses e faz a inseminação. Posteriormente, os bezerros são monitorados e alimentados para se tornarem de elite. O veterinário Eduardo de Oliveira explica que após esse processo, os animais precisam ser monitorados até virarem ruminantes. Só nessa fase é possível determinar se o método foi eficiente.

O veterinário Luis Fonseca Matos, professor do curso Inseminação Artificial em Bovinos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que o sucesso da fertilização in vitro é garantido quando realizado por profissionais treinados e capacitados.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!