WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Feno - alternativa de alimento para o gado na seca

Um pecuarista mineiro encontrou uma excelente alternativa de alimento para o gado na época da seca: o feno de braquiarão

Feno

 

Uma fazenda em Várzea da Palma, em Minas Gerais, encontrou uma excelente alternativa de alimento para o gado na época da seca: a produção de feno. A ideia partiu do médico veterinário e proprietário da Fazenda Vale da Vereda, pois a região onde cria suas cabeças de gado sofre com longos períodos de estiagem.

Atualmente a propriedade chega a uma produção de 2,5 mil toneladas de feno de capim braquiarão em 500 hectares de terra. O feno consegue alimentar todo o gado da fazenda e o que sobra é vendido a outros pecuaristas, que são muitos, pois a pecuária de corte é a principal atividade da região.

Os maiores gastos do fazendeiro ocorrem na coleta do capim seco e no enfardamento do feno. O processo acontece da seguinte forma: um equipamento corta o capim, enquanto outro o espalha para a secagem. Assim que seca (cerca de 3 dias após a colheita), o capim entra pela parte debaixo da enfardadeira que, com o auxílio de correias, forma fardos amarrados e prontos para o uso.

Embora gaste mais na coleta e no enfardamento do capim, o pecuarista economiza com mão de obra e evita perdas de alimentos. Enfim, esta é uma opção de negócio, de fato, lucrativa e promissora.

Segundo o pecuarista mineiro, com apenas um corte de braquiarão por ano, a produtividade já atendeu às suas expectativas. Mas para os próximos anos, ele pretende aumentar a produção de feno para 5,0 mil toneladas, com dois cortes por ano.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Globo Rural.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!