
Pesquisadores do Inta - Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina, afirmaram que a dieta bovina pode afetar o gosto da carne, aproximando-a ao sabor do alimento proveniente do porco. A alimentação à base de industrializados, como alguns derivados de sementes oleaginosas, é a grande causa.
Segundo o especialista Enrique Pavan, a formulação de uma dieta à base de concentrados contendo uma alta composição de ácidos graxos diverge muito da dos gramados naturais. “Quando esse tipo de suplemento é excessivo ou é dado aos animais por um tempo prolongado, gera uma mudança na proporção dos ácidos graxos, que poderia modificar o sabor da carne”, explica Pavan.
Segundo o Inta, como consequência da introdução e extensão desse tipo de práticas alimentares, a composição de ácidos graxos de bovinos e suínos ficou parecida. Seria mais conveniente ao animal e ao produtor que sua criação fosse, na sua totalidade, no pasto. No entanto, esse sistema de produção tem o grande problema de distribuição desuniforme das chuvas ao longo do ano. Isso causa a diminuição na oferta de forragem no período de seca, que acaba influenciando o balanço de desempenho econômico das atividades pecuárias.
No Brasil, a conclusão das pesquisas é que no período da seca os animais devem receber uma suplementação estratégica que permita ganhos moderados, porém importantes para o crescimento individual e a produtividade do rebanho. O professor Adilson Almeida, especialista em forragens e pastagens, do Departamento de Zootecnia da FAZU - Faculdade de Agronomia e Zootecnia de Uberaba, explica que é comum os pecuaristas brasileiros usarem a uréia misturada com suplementos minerais durante o período da seca, com o objetivo de suplementar a deficiência de proteína.
Entretanto, ele diz no curso Suplemento Múltiplo, em que ensina como produzir e usar, mencionando as quantidades ideais de cada ingrediente, “que a maioria dos trabalhos conduzidos no Brasil com uréia associada a suplementos minerais revelaram resultados insatisfatórios, com benefício reduzido ou mesmo nulo”. O curso foi elaborado em uma parceria entre o CPT – Centro de Produções Técnicas e a FAZU.
Na Argentina, o problema do gosto da carne já está sendo detectado pelos consumidores, o que coloca em cheque a sua fama de servir cortes bovinos com alta qualidade e sabor único.
por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Jairo Carlos Pereira
10 de ago. de 2023Existe algum tempero ou forma de melhorar esse sabor ruim assim que detectado

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de ago. de 2023Olá, Jairo Carlos Pereira! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Ricardo Santiago Cintra
6 de jul. de 2023O gado criado no grão puro de milho e nucleo será que modifica o sabor da carne também ? O pessoal a 2 mil anos atrás não dava milho ?

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jul. de 2023Olá, Ricardo Santiago Cintra! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Marivaldo Pimentel
3 de dez. de 2021Ouvi comentários na França região da Normandia onde esta localizado o Monte Saint Michel que os animais que pastam nessa região de mar com água salgada, que o capim fica salgado e influi no paladar das suas carnes. Isso pode realmente acontecer ou é piada de Francês?

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de jan. de 2022Oi, Marivaldo! Tudo bem?
Agradecemos sua visita em nosso site! :)
Sim, a carne bovina pode ter o gosto alterado pela alimentação, assim como diz o artigo. No entanto, não sabemos afirmar se é pela região da França que isso ocorre.
Abraço,
Lorena