Um dos fatores determinantes para aumentar a produtividade e a rentabilidade na pecuária leiteira e de corte é a ensilagem de forrageiras. Trata-se de uma prática indispensável, principalmente no período de estiagem, quando a pastagem está escassa ou em declínio. A silagem de milho, por exemplo, apresenta alto teor de fibras e proteína, o que supre efetivamente as necessidades nutricionais do rebanho leiteiro e de corte.
Na verdade, o milho permite ao produtor rural maior produtividade de forragem por hectare plantado. Outra vantagem do cereal, é que o tempo de produção é bem menor quando comparado a outros tipos de forrageiras para ensilagem. Vale lembrar que esse processo conserva a forragem, ao longo do ano, com a finalidade de fornecer alimento volumoso de qualidade para o gado.
Segundo Juliano Resende, zootécnico e professor do Curso CPT a Distância e Online Curso Produção e Utilização de Silagem, ensilar forrageiras, como milho, sorgo, soja e braquiária, é uma estratégia de sumo valor a empreendimentos de exploração intensiva de bovinos de leite e de corte, devido à exigência por volumosos de boa qualidade, que nutram o rebanho e aumentem o seu desempenho produtivo.
Com o auxílio de ensiladeiras, o pecuarista otimiza o processo de ensilagem. O objetivo principal é aumentar a concentração de ácido lático na matéria verde. O ácido é produzido graças a microrganismos presentes na forragem picada. Com isso, o ambiente interno do silo fica livre da ação de microrganismos nocivos, que poderiam deteriorar a massa ensilada. Consequentemente, a silagem é preservada para uso posterior na alimentação do gado.
Pensando nos pecuaristas leiteiros e de corte, elaboramos o Manual Completo sobre Ensilagem. Basta baixá-lo, em nosso site, gratuitamente, para acessar importantes informações concernentes à boa nutrição do gado, ao aumento da produtividade e à maximização financeira dos negócios. Tudo para o sucesso dos empreendedores do setor pecuário. Faça já o download do melhor conteúdo sobre ensilagem.
Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Pastagens e Alimentação Animal.
Leia o artigo "Como avaliar silagem e atestar sua qualidade?"
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.