WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cocho móvel e ecológico desperta o interesse de criadores de gado

O cocho móvel, também conhecido como cocho-trenó, além de ecológico é excelente alternativa de manutenção da saúde do rebanho e do pasto, evitando o excesso de lama, esterco e urina

Alimentação bovina

 O chocho móvel é uma excelente ferramenta de ajuda ao produtor rural quando o assunto é a recuperação de pasto e a manutenção da boa saúde do gado, seja de corte ou de leite. Muito resistente e fabricado de material plástico que iria para o lixo, cada módulo do cocho móvel possui 2,80 metros de comprimento, por 1,70 metro de altura. Apoiado sobre dois esquis, o que permite mantê-lo em posição mais elevada em relação ao solo, o cocho pode ser amarrado por uma corda na parte dianteira de cada módulo e puxado de lugar a outro na fazenda por um trator, o que lhe confere o nome de cocho-trenó.

As vantagens de se utilizar o cocho móvel são promissoras, já que evita o excesso de lama, esterco e urina ao redor dos comedouros fixos, eliminando a quantidade de moscas transmissoras de doenças. Além disto, o cocho móvel é capaz de proporcionar um ambiente limpo, mais seco e mais saudável para o gado. Nos meses chuvosos, por exemplo, o comedouro deve ser mudado de lugar a cada três ou quatro dias; já em épocas mais secas, a troca pode ser feita a cada 10 ou até 15 dias. É bom ressaltar, no entanto, que independente da época do ano, tudo dependerá do clima e do número de animais no rebanho. Se notado o acúmulo excessivo de sujeira ao redor do cocho, este deverá ser mudado de lugar o quanto antes.

Outra característica positiva que não deve deixar de ser mencionada é o fato de a movimentação do trenó pelo pasto acabar trabalhando na distribuição do esterco pela área, economizando na adubação química da pastagem.

Apesar de apresentar uma aparência semelhante à madeira, os cochos móveis são construídos por meio da reciclagem de escovas de dentes, pentes de cabelo e inúmeros outros tipos de plásticos descartados diariamente pela sociedade. Sendo assim, além de resistentes eles são ecologicamente corretos. Do mesmo material, madeira plástica, é possível a produção de cochos menores e mourões para cercas elétricas, por exemplo.

Conheça os Cursos CPT da área Pastagens e Alimentação Animal.

Por Silvana Teixeira.
Fonte: Globo Rural.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Arni Nilvo Grellmann

18 de jun. de 2015

Gostaria de saber qual o custo para fabricação do cocho trenó. De mão de obra e madeira. Caso não possam informar, se possível informem ao menos onde posso obter essas informações. Atenciosamente

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun. de 2015

Olá, Arni!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com a Embrapa para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?