
A pecuária é uma atividade que concentra na alimentação a maior parte do investimento dos pecuaristas. Através dela, que deve ser feita corretamente, os animais conseguem suprir suas exigências nutricionais e, consequentemente, assumem produtividade máxima, gerando bons lucros aos criadores.
Todo criador sabe que nas pastagens encontram-se boa parte desses nutrientes. Nesse sentido, todo conhecimento sobre elas nunca é demais! É uma das formas mais baratas de alimentar os animais e tornam-se essenciais para que os lucros obtidos sejam os melhores possíveis.
Adilson Aguiar, professor do Curso CPT Manejo de Pastagens, ainda destaca que o correto manejo de pastagens tem mostrado diferença significativa entre o lucro e o prejuízo da propriedade, e promovido a sustentabilidade, diminuindo a degradação dos seus principais recursos.
Conhecer bem as técnicas de manejo de pastagens é fundamental para a atividade pecuária e a rentabilidade das propriedades.
Entende-se por pastagens a vegetação utilizada para alimentar o gado, sendo a principal fonte de alimentação em muitas propriedades, além das rações industriais.
De acordo com a Embrapa, cerca de 95% da carne bovina brasileira é produzida em regime de pastagens, cuja área total é de cerca de 167 milhões de hectares. Essa particularidade aumenta a competitividade do nosso produto: menor custo de produção, não compete com a alimentação humana e ainda confere um diferencial qualitativo à carne brasileira por não apresentar riscos associados ao “mal da vaca louca”, que está relacionado ao uso de proteína animal na alimentação do rebanho.
O conceito de pastagem também faz referência ao processo pelo qual animais se alimentam num pasto ou num campo aberto. Esse processo diz respeito à forma mais barata de alimentá-los e pode ser um aliado dos criadores na redução dos custos da criação.
Para ficar por dentro do assunto, apresentamos nosso mais novo brinde: Ebook Pastagens e Alimentação Animal! Baixe agora o seu e fique por dentro do assunto!
por Renato Rodrigues

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.