
No Brasil, a primeira implantação de consórcio de milho com braquiária foi em 2001 no Goiás. Desde então, os produtores têm implementado as culturas consorciadas em suas propriedades, pois trata-se de um sistema que apresenta uma série de vantagens, a começar pela redução dos custos com a pastagem. Vale descarar que esse investimento é alto para a aquisição das sementes e a compra de adubos e corretivos.
No sistema consorciado do milho com a braquiária, o produtor combate a erosão, reduz as plantas daninhas, aumenta a rentabilidade dos negócios com a venda dos grãos e ganha com os efeitos residuais dos fertilizantes. Sem falar que a implantação do consórcio milho-braquiária melhora as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. De fato, os benefícios são inúmeros. Daí a importância de se adotar o sistema de culturas consorciadas.
O milho é a cultura mais utilizada com esse fim por vários motivos, dentre eles, apresenta fácil adaptação quando em consórcio e possui grande demanda no mercado. Já a Brachiaria decumbens, a Brachiaria brizantha e a Brachiaria ruzizienses são as mais utilizadas, pois apresentam fácil adaptação a vários tipos de solos do país, ótima cobertura vegetal do solo e rápido estabelecimento.
O uso de ambas as culturas vem do fato de o milho crescer mais rapidamente que a braquiária, além de vencer a competição com plantas de menor porte, como essa forrageira. Além disso, o milho acumula maior volume de massa seca nas fases iniciais de desenvolvimento. Isso o permite capturar a radiação ativa na fotossíntese enquanto a braquiária aproveita menos esse recurso, crescendo mais lentamente.
Já o sistema mais sustentável para implantação do consórcio milho-braquiária é o plantio direto, pois apresenta baixo impacto ambiental e reduz os custos do produtor. No SPD, a máquina passa apenas uma vez na área para fazer a semeadura. Já no preparo convencional do solo, as máquinas passam várias vezes: uma com o arado, duas com a grade e mais uma vez para a semeadura, o que torna o sistema mais caro ao produtor.
Com o objetivo de orientar os produtores já atuantes e os futuros investidores no setor, a equipe de conteúdo desenvolveu o e-book gratuito Dicas de Ouro sobre Consórcio de Milho com Braquiária. Este é um brinde exclusivo do CPT – Centro de Produções Técnicas, como forma de reconhecimento e respeito pelo árduo trabalho dos empreendedores rurais.
Nosso livro digital é constituído de importantes informações sobre uso do milho em consórcio com braquiária, braquiárias mais utilizadas, implantação do sistema de consórcio milho-braquiária, vantagens do sistema de consórcio milho-braquiária, causas de fracasso na implantação do milho com a braquiária, plantio direto, vantagens do plantio direto, controle de plantas daninhas, dessecação, aplicação de herbicidas em pós-emergência e muito mais!
Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens de Alimentação Animal:
Formação de Pastagens com Braquiária em Consórcio com Milho
Cultivo de Milho Hidropônico - Para Alimentação Animal
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.