Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Milho hidropônico é alternativa para alimentação animal

Grão pode ser usado em substituição às forragens no período de estiagem

 

Produção de mudas de milho hidropônico ocorre em um substrato especial, que recebe água e nutrientes.

Durante a estiagem, os agricultores familiares da região de Juazeiro, no norte da Bahia, estão sendo orientados pelos agentes da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) a usarem milho hidropônico na alimentação animal. O grão ajuda o gado a manter o peso e a produzir leite, mesmo em tempos de seca.

Na hidroponia, o milho é cultivado sem solo, usando minerais e irrigação em outros substratos. O técnico da EBDA de Juazeiro, Fernando Moura Duarte, afirmou que o milho hidropônico garante um nível de volumoso com 9% de proteínas, o que ajuda o gado a não perder peso no período de seca. Nessa época, ocorre a falta de forragens no campo.

O técnico explicou que só é preciso usar o milho hidropônico em tempos de seca prolongada, já que durante as chuvas a forragem é farta. Ele destacou a importância da utilização de ureia no material produzido para aumentar o nível de proteína e, em consequência, a produtividade dos animais.

Segundo Duarte, com a técnica, os animais estão ganhando peso e aumentando a produção de leite. Com o milho hidropônico, os animais já estão prontos para o abate em seis meses, principalmente os ovinos. Um canteiro com seis metros quadrados custa cerca de R$ 15, produz 116kg de forragem hidropônica. Devem ser acrescentados a ela quatro quilos de farelo de soja ou trigo, o que no total é suficiente para alimentar cerca de 100 cabeças de caprinos ou ovinos por dia.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Governo da Bahia.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!