
Várias são as razões para que esse método tão crucificado continue assim tão popular. Uma delas e, talvez, a mais importante, seja que, apesar de tudo, é a metodologia mais cômoda para o professor (porque demanda menos planejamento) e também a mais cômoda para os alunos (porque demanda menos esforço).
“Sem contar que todos já estão muito habituados a ela, havendo toda uma estrutura que viabiliza e incentiva seu uso”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.
Muitos professores que tentaram mudar a maneira de ensinar logo perceberam grande resistência a essa mudança, entre alunos, entre professores, gestores e até de si próprios. Mas, talvez o motivo mais importante para o domínio absoluto da aula expositiva tradicional, na maior parte das escolas, de todo os níveis, seja a preocupação dos professores em cumprir todo o programa da disciplina.
“Eles imaginam que poderia não ser possível cumprir o cronograma, se utilizassem metodologias de aprendizagem ativa, com ampla participação dos alunos”, diz Per Christian. “Essa ideia faz sentido, se analisarmos a questão do ponto de vista da forma de ensinar tradicional. Porém, precisamos ir além nessa análise, para quebrar esse paradigma vigente”, finaliza o professor.
Per Christian Braathen é Doutor em Educação pela University of Wisconsin - Madison. Foi professor por vários anos da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é Diretor Acadêmico da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA – MG.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:
- Nas escolas, por que optar por trabalhos em pequenos grupos?
- Como prender a atenção dos alunos? Com carisma e oratória envolvente!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.