WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nas escolas, por que optar por trabalhos em pequenos grupos?

Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho

Nas escolas, por que optar por trabalhos em pequenos grupos?   Dicas Cursos CPT

 

Nas escolas, muitas atividades podem ser desenvolvidas em pequenos grupos, sendo, inclusive, muito indicadas para turmas grandes, por viabilizar, estrategicamente, a participação individual dos alunos que, nas aulas tradicionais, dificilmente teriam oportunidade de participar.

Os trabalhos em grupos pequenos facilitam a avaliação da participação dos membros, considerando suas respectivas funções, nas diversas etapas do trabalho”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.

Algumas possibilidades de trabalho em pequenos grupos:


I- Tarefa simples e única
Uma proposição é apresentada no quadro, que pode ser até mesmo uma simples pergunta. Cada grupo escolherá um coordenador e um relator. Todos os grupos deverão discutir o tema durante um certo período de tempo, quando o relator fará o registro das conclusões alcançadas. As equipes se reúnem em círculo, quando os relatores de cada uma delas apresentam, para discussão, as conclusões registradas.

II- Tarefas diferenciadas
Apresenta a mesma dinâmica usada no método de tarefa simples, com a diferença de que cada grupo recebe uma questão ou tema diferente para trabalhar.

III- Equipes com funções diversificadas
O tema escolhido é o mesmo para todas as equipes, entretanto, cada grupo desenvolve a atividade com uma função específica. Por exemplo, dado um tema, uma equipe deverá destacar os pontos-chave ou ideias principais do tema, verificando a estrutura e a organização do material instrucional e apresentando a sua análise. Outra equipe vai se preocupar em estabelecer relações entre o que foi apresentado pelo material dado pelo professor e outros materiais alternativos encontrados. Uma terceira equipe vai relacionar o conteúdo aprendido com novos assuntos a serem trabalhados, enquanto uma quarta equipe poderá ser encarregada de avaliar e sintetizar os resultados do trabalho das demais equipes.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Especialista: as aulas expositivas clássicas são as mais usadas nas escolas!
Como prender a atenção dos alunos? Com carisma e oratória envolvente!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!