
A inclusão é um tema muito complexo, permeado por análises teóricas e políticas que, muitas vezes, ao invés de simplificar acabam por complicar a compreensão e, consequentemente, a execução da ação da forma como deve ser feita, afirma Emiliane Rezende, professora do Curso a Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online.
Acontecem muitas distorções em relação à interpretação das teorias e até das leis. As distorções se devem a posicionamentos muitos radicais em relação ao que pode e ao que não pode ser feito em relação à educação das pessoas com deficiência. Muitos teóricos, para se ter ideia, defendem seus posicionamentos “a ferro e fogo” sem levar em consideração que cada sujeito tem suas particularidades e que nem sempre a tendência do momento lhe trará benefícios”, completa Emiliane.
“Esperamos que os professores, junto aos alunos, protagonizem a inclusão, exercitem o questionamento e a crítica, numa atitude proativa”, finaliza a especialista.
* Emiliane Rezende é Pedagoga, Professora e Coordenadora Pedagógica do Colégio Anglo de Viçosa-MG, onde foi precursora na implantação da Educação Inclusiva e Especial.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- A inclusão de alunos deficientes nas escolas trouxe benefícios?
- Você conhece as diferentes formas de apropriação do saber?
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Por Silvana Teixeira.
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