Nas últimas duas ou três décadas, tem havido um interesse crescente, no mundo inteiro, pelo que chamamos de Metodologias de Aprendizagem Ativa em Sala de Aula. Isso tem acontecido, simplesmente, porque fica cada vez mais evidente que a aula expositiva tradicional constitui a metodologia de ensino menos efetiva dentre todas as existentes.
O conceito Metodologias de Aprendizagem Ativa pode ser proposto de maneira relativamente simples: “aprendizagem ativa é qualquer atividade de ensino-aprendizagem que acontece numa sala de aula que não seja simplesmente os estudantes ouvindo e escrevendo passivamente o que o professor está dizendo e escrevendo”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.
Assim, simplificando um pouco, poderíamos dizer que qualquer esforço do professor para envolver os alunos ativamente na sua aula (fazendo perguntas e colhendo respostas, por exemplo) já poderia ser considerado um passo certo na direção da aprendizagem ativa. Mesmo porque uma aula expositiva não precisa ser, de modo algum, apenas um monólogo, fato reconhecido por bons professores, desde sempre.
“É preciso diferenciar, no entanto, as metodologias desenvolvidas com bases pedagógicas reais, de outras menos efetivas, que tornam uma aula mais agradável ao aluno, mas nem sempre ajudam, de fato, na aprendizagem”, finaliza Per Christian.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.