WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Educação a distância contribui para a alfabetização de jovens e adultos

Brasil ainda tem altos índices de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever e a alfabetização de adultos vem para minimizar as estatísticas

Educação a distância

 

No Brasil, os índices de analfabetismo entre adultos são elevados. Um relatório divulgado pela UNESCO, no início de 2014, revela que o Brasil é o 8º país, de um total de 150, com o maior número de analfabetos adultos (com idade acima de 15 anos). Esse quadro revela um desafio na educação brasileira: desenvolver políticas públicas para que jovens e adultos avancem na escolarização. E a educação a distância pode ser uma aliada nesse processo, principalmente quando falamos da adesão a programas como o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo o diretor do Instituto Monitor, escola pioneira em EaD no Brasil, Eduardo Alves, a regulamentação da educação a distância varia de estado para estado, conforme as decisões dos Conselhos Estaduais de Educação, que seguem a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). “Em São Paulo, até pouco tempo, o Monitor, por exemplo, só poderia ofertar cursos preparatórios para quem iria tirar a certificação do EJA. Cerca de quatro meses atrás, as escolas privadas foram autorizadas a oferecer, novamente, os cursos do EJA, já que o estado não supre a demanda”, explica o diretor.

De acordo com Alves,  as escolas que oferecem educação a distância colaboram para a alfabetização desse público em especial. “A EaD é um incentivo, pois ela permite um ensino mais individualizado, que respeita as necessidades de cada aluno em diferentes aspectos, como tempo, local de estudo e ritmo de aprendizado”, afirma o diretor.

A educação a distância também pode ser um atrativo, especialmente para aqueles que acham que não se enquadram mais no ensino tradicional, dentro de uma sala de aula, ou que se sentem intimidados em estudar (com uma idade mais avançada, por exemplo) na companhia de outros alunos. “Não é só a oferta de cursos que garante o retorno da pessoa aos estudos, novas metodologias de ensino podem ser um estímulo para esse estudante. Além de alfabetizá-lo, a EaD possibilita que ele passe a dominar as ferramentas tecnológicas e seja inserido no mundo digital também”, defende o diretor do Instituto Monitor.

As questões geográficas, devido às dimensões do território brasileiro, também são favorecidas pela EaD. “Em algumas localidades, como no estado de Minas Gerais, não há uma legislação que regulamente a educação a distância. Então, as escolas ficam limitadas nessa região. Existe um empenho em criar uma legislação nacional que regulamente o setor, mas nada concreto ainda”, contemporiza Alves.

Na opinião do executivo, com o apoio da EaD, os cursos direcionados para jovens e adultos poderiam ser ampliados. “A inclusão social é uma necessidade do Brasil e a educação a distância é essencial neste processo. No caso do EJA, por exemplo, escolas como o Instituto Monitor estão aptas a oferecer cursos de qualidade, com materiais didáticos desenvolvidos para que o aluno seja capaz de estudar sem a presença constante de um professor ou tutor, no tempo que ele precisar para finalizar o curso e com um custo reduzido se comparado às escolas tradicionais”, destaca o diretor.

Alves ainda destaca que escolas voltadas à EaD também estar preparadas para disponibilizar uma infraestrutura presencial, com bibliotecas e laboratórios, pois nem sempre a tecnologia é capaz de superar o “olho no olho”. “Com o tempo, a educação a distância será essencial no processo de escolarização em diversos níveis de ensino, como educação básica, profissionalizante e superior, e, nesse sentido, cada vez mais, as instituições deverão apresentar o suporte necessário para o adequado desenvolvimento dos estudantes”, afirma. “A partir disso, uma legislação mais abrangente também será imprescindível para definir pontos como número mínimo de aulas presenciais para determinados cursos,  qualidade do material didático, treinamento de professores e tutores, dentre outros, além da divulgação de rankings periódicos que possam elencar as melhores escolas do segmento”, finaliza.

Fonte: Eduardo Alves/Instituto Monitor.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Claudia Coelho

29 de nov. de 2021

Olá, boa tarde, gostaria de saber como posso me escrever caso eu tenha interesse? Posso fazer o curso mesmo morando na Alemanha, é privado? Pois não tenho muito tempo de estudar online e também o fuso horário daqui.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de nov. de 2021

Olá, Claudia! Tudo bem com você?

O curso é 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!

Verifiquei no nosso sistema que você já está em contato com uma de nossas consultoras. Agradeço seu contato, precisando estou à disposição. Abraço!

Karina Theodoro

Fernanda

28 de jan. de 2021

Meu esposo parou de estudar na segunda serie primaria, gostaria de saber se tem como ele estudar on-line pra terminar está etapa. Tentamos inscrever no Enceja mas não dá pq ele não terminou o primário.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mar. de 2021

Olá, Fernanda 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site.

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Desta forma sugerimos que você procure em sua cidade, órgãos responsáveis,para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika

Paulo mendes da Silva

19 de nov. de 2019

Preciso me alfabetizar não sei lê nem escrever DIREITO.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de nov. de 2019

Olá,Paulo 

Como vai?

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.

Neste caso, recomendamos que procure os órgãos responsáveis na sua região para que o mesmo possa orientá-lo de forma mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Maria Zeilda Santos

15 de out. de 2019

Meu esposo começou a estudar a 1 ano do fundamental 1 e desistiu, mas ele sabe ler e escreve o nome dele, mas ele gostaria de estudar, porém não tem muito tempo de ir a escola ficar todas as horas como por exemplo das 19:00 as 22:00, teria um meio de ele estudar a distância essa modalidade em casa e ir a escola apenas realizar as provas e concluir o fundamental 1?

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de out. de 2019

Olá, Maria

Tudo bem?

Nesse caso, é importante que você procure em sua cidade órgãos ligados a educação que possam informá-la as possibilidades  existentes sobre a conclusão do ensino fundamental.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Edivan da Silva

15 de ago. de 2019

Boa tarde, Como faço para terminar meus estudos? Parei na sexta série.

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de ago. de 2019

Olá Edivan da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Que bom que está interessado em retornar os estudos. Aconselho procurar por cursos supletivos em sua cidade, que são ótimas opções para que tem o desejo de terminar os estudos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Natália Fortes Dutra

6 de ago. de 2019

Meu irmão é analfabeto. Tem curso de alfabetização a distância?

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de ago. de 2019

 Olá Natália Fortes Dutra,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A nossa empresa não possui cursos de alfabetização, somente cursos mais técnicos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Vitoria Sousa

5 de jul. de 2019

Gostaria de saber como faço para obter o curso a distância?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jul. de 2019

Olá Vitória Sousa,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

JOCELI DA SILVA

25 de jan. de 2019

Eu gostei da ideia de estudar a distancia como fasso pra poder estudar

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jan. de 2019

Olá Joceli,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Luciene Souza da Silva

10 de jan. de 2019

Gostaria de estudar a distância como posso fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jan. de 2019

Olá Luciene,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Patrícia Cristina Silva

26 de dez. de 2018

Parei de estudar na terceira série primária. Gostaria muito de terminar meus estudos, mas me sinto constrangida de frequentar uma sala de aula nessa altura da vida. Gostaria muito da ajuda de vocês. Aguardo contato.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de dez. de 2018

Olá Patrícia Cristina,

 Não há motivos para ficar constrangida em voltar para a sala de aula, a educação e o aprendizado é algo gratificante, e que deve ser motivo de orgulho e felicidade, independente da idade! ( =
 Mas em que poderemos ajudá-la? Será um prazer para nós!

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?