WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cogumelos estão em alta no mercado nacional

Nas últimas duas décadas, os brasileiros passaram a consumir cogumelos cinco vezes mais

Cogumelos estão em alta no mercado nacional

“Os cogumelos sempre foram apreciados por seu valor gastronômico, nutricional e medicinal. Atualmente, o mercado nacional está em alta, graças aos avanços tecnológicos, que aprimoraram a qualidade, a produtividade e o custo de produção dos cogumelos”, afirma Fernanda Silveira Bueno, professora do Curso a Distância CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos e Online.

São Paulo é o maior produtor de cogumelos do Brasil, principalmente a cidade Bragança Paulista, onde o cultivo é realizado por pequenos produtores, que trocaram as hortaliças e a pecuária pelo cultivo de cogumelos. Segundo Daniel Gomes, engenheiro agrônomo da APTA - Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio, 80% dos produtores de cogumelos do país são agricultores familiares.

Desde 2000, a agricultora familiar Zilda Sperandio investiu no cultivo de cogumelos champignon, pois eles apresentam ciclo curto e grande demanda no mercado. Com o passar dos anos, eles deixaram de ser comercializados apenas em conserva para serem vendidos frescos, como na Ásia. Outra mudança no comportamento dos brasileiros em relação ao consumo de cogumelos: nas últimas duas décadas, eles passaram a consumir cogumelos cinco vezes mais.

O aumento no consumo de cogumelos fez com que o mercado nacional se especializasse e novas variedades passaram a ser produzidas para atender à grande demanda. Não foi mera coincidência que o arquiteto Iwao Akamatsu deixou a profissão para produzir cogumelos, pois percebeu que era uma excelente oportunidade de negócio, tanto que foi para o Japão se especializar no cultivo de cogumelos em blocos.

Trata-se de uma técnica que reproduz o habitat natural dos cogumelos. Por meio dela, são utilizados blocos com serragem e farelo de cereais prensados. Após submetidos a processo de esterilização em autoclave (a 120°C), eles seguem para área isolada para outra etapa: inoculação das sementes. Nesses blocos de substrato, os cogumelos se desenvolvem rapidamente. Todo processo é automatizado e limpo, completa Iwao.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Cogumelos Comestíveis.

Fonte: g1.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?