
Em sopas, em caldos, em refogados, em saladas e em legumes são as formas mais comuns de utilização do cogumelo na alimentação humana. Explorados em grande quantidade há tempos pela culinária oriental, os cogumelos, atualmente, têm caído no gosto e no paladar dos brasileiros, o que tem proporcionado grande aumento de sua produção no País. O resultado? Aumento de 10%, segundo a Associação Nacional de Produtores de Cogumelos (ANPC), da demanda das variedades in natura.
Mas não pense que a produção de cogumelos comestíveis é fácil. Assim como qualquer outra cultura, ela necessita de cuidados diários, uso de tecnologia e manejo adequado para que tenha sucesso. Por ser um fungo, a produção de cogumelos exige alguns cuidados fitossanitários, afinal, o Brasil é um país tropical, onde as variações de temperatura têm de ser controladas para que o desenvolvimento e a produtividade fiquem em ordem.
São mais de 30 toneladas de cogumelo in natura encaminhadas mensalmente para 3 distribuidoras nacionais. Observa-se, com isto, que até mesmo a forma de consumo do fungo tem sofrido alterações nos últimos tempos. Um bom exemplo é o fato de até bem pouco tempo os cogumelos serem comercializados apenas em conservas, condição esta que já não corresponde mais à realidade.
Por Silvana Teixeira.
Fonte Canal Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.