WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Shimeji tem oferta de mercado menor que a demanda

A produção em sacos plásticos pode ser feita por jovens ou idosos, como negócio em áreas rurais e distritos urbanos

O produto é comercializado fresco, em bandejas de isopor recobertas com rolo-pack ou caixas de papelão, sob temperatura de 4°C.

O produto é comercializado fresco, em bandejas de isopor recobertas com rolo-pack ou caixas de papelão, sob temperatura de 4°C.

O consumo do shimeji no Brasil tem aumentado ao longo da ultima década, e isso está diretamente ligado ao seu valor gastronômico. O cogumelo possui, também, propriedades medicinais e, apesar do pequeno consumo, a oferta é ainda menor, garantindo aos produtores mercado favorável, uma vez que a produção continua sendo menor que a demanda.

O cultivo do cogumelo shimeji é feito em blocos e cultivado em câmaras climatizadas, cujas  condições ambientais como a temperatura, umidade e a renovação de oxigênio são controladas. Para uma produção mais intensa, o cultivo axênico (substrato estéril) em blocos, feitos em sacos de polipropileno ou polietileno de alta densidade, é uma alternativa. Em técnicas mais recentes, usa-se, como substrato, serragem misturada com vários ingredientes.

Com essa metodologia axênica e adquirindo os equipamentos laboratoriais necessários, o produtor tem condições de fazer sua própria “semente” e utilizar melhoramento genético por seleção massal ou cruzamentos, desde que assessorado por profissionais.

De acordo com o professor Augusto Ferreira da Eira, no curso Cultivo de Cogumelo: Shimeji e Hiratake, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “esse método diminui o tempo de produção, mas ainda apresenta baixa produtividade, em comparação com os substratos naturais. No substrato sintético, os cogumelos podem ser colhidos em 30 dias após a inoculação e o tempo de produção é de até dois meses.”

O cultivo em sacos plásticos é relativamente fácil, embora exigente em instalações e equipamentos.  A produção pode ser feita por jovens ou idosos, como negócio em áreas rurais e distritos urbanos. “Além disso, gera o desenvolvimento de um novo e importante caminho para o cultivo desse cogumelo, permitindo a utilização de muitos resíduos volumosos e concentrados da agricultura, pecuária e agroindústrias”, acrescenta o professor Eira, do setor de pesquisa e desenvolvimento da Unesp.

O produto é normalmente comercializado fresco, em bandejas de isopor recobertas com rolo-pack ou caixas de papelão, sob temperatura de 4°C. Nessas condições, o prazo de validade varia de 10 a 15 dias.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Teodoro Muszynski

25 de jul. de 2013

Prezados Senhores. Gostaria de saber se no curso Cultivo do Shimeji em DVD, é explicado com detalhes como realizar o controle de temperatura e umidade, mostrando a melhor opção em relação aos gastos com para obter a temperatura ideal? Grato. Teodoro Muszynski

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jul. de 2013

Olá, Teodoro!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais infomações sobre o curso CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.

Atenciosamente,

Ana carolina dos Santos

JOÃO EDUARDO CARNAVCAL MARRICHI

17 de set. de 2012

Bom Dia. Curso presencial, aulas práticas,é fácil encontrar?

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de nov. de 2012

Olá João Eduardo,

Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.

Nós do CPT, trabalhamos especificamente com cursos a distância.

Mecanismos da internet, como por exemplo o Google, podem lhe dar a resposta de onde encontrar cursos presenciais.

Desejamos sucesso em sua busca.

Em caso de maiores dúvidas, entre em contato conosco.

Atenciosamente,

 

Natália Mayrink De Lazzari

Patrícia

11 de jul. de 2012

Congelado o cogumelo shimeji mantêm suas características? E qual a validade congelado? Att. Patrícia Souza

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de out. de 2012

Olá, Patrícia!

Muito bom receber sua visita e seu comentário em nosso site!

O congelamento pode danificar alguns alimentos devido ao rompimento das membranas celulares quando da formação de cristais de gelo. E o cogumelo é um desses alimentos, pois ocorre perda de textura e firmeza do mesmo.

O melhor é fazer conserva dos cogumelos, assim ele não perde suas características.

Lave-os e deixe escorrer bem a água. Em seguida, coloque em uma panela de aço e não adicione água. Para cada quilo de cogumelos acrescente suco de 1/2 limão na panela. Assim que ferver, retire a panela do fogo e jogue fora a água originária do cozimento. Dê um choque térmico nos cogumelos, lavando-os com água em temperatura ambiente. Escorra toda a água da lavagem e os coloque em vidros limpos, de preferência, fervidos. Adicione água filtrada e um pouco de sal. Deixe descansar um pouco sem fechar o vidro, para isso, os cogumelos tem que estar totalmente frios. Depois, tampe os vidros e guarde em geladeira.

Seguindo estas orientações os cogumelos podem ficar guardados por até seis meses.

Recomendamos os cursos Cultivo do Cogumelo Champignon; Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill); Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake  e Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados.

Alguns artigos publicados em nosso site podem ser de seu interesse: Cogumelos comestíveis, um mercado promissor; Cultivo de cogumelos medicinais, saúde para o consumidor, mercado para o produtor e Cogumelos comestíveis, bom para quem produz, bom para quem consome.

Atenciosamente,

Natália Parzanini

rosa

28 de mai. de 2012

Gostaria de fazer um curso presencial sobre shimeji. O senhor oferece este curso ou sabe onde posso fazer? Moro em São José dos Campos.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2012

Olá, Rosa!

O Curso Cultivo de Cogumelo: Shimeji e Hidratake, o curso aborda os seguintes assuntos: importância dos cogumelos; biologia; produção de matrizes secundárias; produção de sementes; inoculação; incubação e muito mais.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?