
O produto é comercializado fresco, em bandejas de isopor recobertas com rolo-pack ou caixas de papelão, sob temperatura de 4°C.
O consumo do shimeji no Brasil tem aumentado ao longo da ultima década, e isso está diretamente ligado ao seu valor gastronômico. O cogumelo possui, também, propriedades medicinais e, apesar do pequeno consumo, a oferta é ainda menor, garantindo aos produtores mercado favorável, uma vez que a produção continua sendo menor que a demanda.
O cultivo do cogumelo shimeji é feito em blocos e cultivado em câmaras climatizadas, cujas condições ambientais como a temperatura, umidade e a renovação de oxigênio são controladas. Para uma produção mais intensa, o cultivo axênico (substrato estéril) em blocos, feitos em sacos de polipropileno ou polietileno de alta densidade, é uma alternativa. Em técnicas mais recentes, usa-se, como substrato, serragem misturada com vários ingredientes.
Com essa metodologia axênica e adquirindo os equipamentos laboratoriais necessários, o produtor tem condições de fazer sua própria “semente” e utilizar melhoramento genético por seleção massal ou cruzamentos, desde que assessorado por profissionais.
De acordo com o professor Augusto Ferreira da Eira, no curso Cultivo de Cogumelo: Shimeji e Hiratake, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “esse método diminui o tempo de produção, mas ainda apresenta baixa produtividade, em comparação com os substratos naturais. No substrato sintético, os cogumelos podem ser colhidos em 30 dias após a inoculação e o tempo de produção é de até dois meses.”
O cultivo em sacos plásticos é relativamente fácil, embora exigente em instalações e equipamentos. A produção pode ser feita por jovens ou idosos, como negócio em áreas rurais e distritos urbanos. “Além disso, gera o desenvolvimento de um novo e importante caminho para o cultivo desse cogumelo, permitindo a utilização de muitos resíduos volumosos e concentrados da agricultura, pecuária e agroindústrias”, acrescenta o professor Eira, do setor de pesquisa e desenvolvimento da Unesp.
O produto é normalmente comercializado fresco, em bandejas de isopor recobertas com rolo-pack ou caixas de papelão, sob temperatura de 4°C. Nessas condições, o prazo de validade varia de 10 a 15 dias.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Teodoro Muszynski
25 de jul. de 2013Prezados Senhores. Gostaria de saber se no curso Cultivo do Shimeji em DVD, é explicado com detalhes como realizar o controle de temperatura e umidade, mostrando a melhor opção em relação aos gastos com para obter a temperatura ideal? Grato. Teodoro Muszynski

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jul. de 2013Olá, Teodoro!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais infomações sobre o curso CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.
Atenciosamente,
Ana carolina dos Santos

JOÃO EDUARDO CARNAVCAL MARRICHI
17 de set. de 2012Bom Dia. Curso presencial, aulas práticas,é fácil encontrar?

Resposta do Portal Cursos CPT
6 de nov. de 2012Olá João Eduardo,
Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.
Nós do CPT, trabalhamos especificamente com cursos a distância.
Mecanismos da internet, como por exemplo o Google, podem lhe dar a resposta de onde encontrar cursos presenciais.
Desejamos sucesso em sua busca.
Em caso de maiores dúvidas, entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari

Patrícia
11 de jul. de 2012Congelado o cogumelo shimeji mantêm suas características? E qual a validade congelado? Att. Patrícia Souza

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de out. de 2012
Olá, Patrícia!
Muito bom receber sua visita e seu comentário em nosso site!
O congelamento pode danificar alguns alimentos devido ao rompimento das membranas celulares quando da formação de cristais de gelo. E o cogumelo é um desses alimentos, pois ocorre perda de textura e firmeza do mesmo.
O melhor é fazer conserva dos cogumelos, assim ele não perde suas características.
Lave-os e deixe escorrer bem a água. Em seguida, coloque em uma panela de aço e não adicione água. Para cada quilo de cogumelos acrescente suco de 1/2 limão na panela. Assim que ferver, retire a panela do fogo e jogue fora a água originária do cozimento. Dê um choque térmico nos cogumelos, lavando-os com água em temperatura ambiente. Escorra toda a água da lavagem e os coloque em vidros limpos, de preferência, fervidos. Adicione água filtrada e um pouco de sal. Deixe descansar um pouco sem fechar o vidro, para isso, os cogumelos tem que estar totalmente frios. Depois, tampe os vidros e guarde em geladeira.
Seguindo estas orientações os cogumelos podem ficar guardados por até seis meses.
Recomendamos os cursos Cultivo do Cogumelo Champignon; Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill); Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake e Como Montar uma Pequena Fábrica de Alimentos Congelados.
Alguns artigos publicados em nosso site podem ser de seu interesse: Cogumelos comestíveis, um mercado promissor; Cultivo de cogumelos medicinais, saúde para o consumidor, mercado para o produtor e Cogumelos comestíveis, bom para quem produz, bom para quem consome.
Atenciosamente,
Natália Parzanini

rosa
28 de mai. de 2012Gostaria de fazer um curso presencial sobre shimeji. O senhor oferece este curso ou sabe onde posso fazer? Moro em São José dos Campos.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2012Olá, Rosa!
O Curso Cultivo de Cogumelo: Shimeji e Hidratake, o curso aborda os seguintes assuntos: importância dos cogumelos; biologia; produção de matrizes secundárias; produção de sementes; inoculação; incubação e muito mais.
Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos