WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nem todos os cogumelos podem ser consumidos, afirmam especialistas

Nem todas as espécies de cogumelo são comestíveis, algumas são tóxicas e outras letais

Nem todos os cogumelos podem ser consumidos, afirmam especialistas

Os cogumelos são fungos que remontam a antiguidade, quando o homem os utilizava como alimento de elevado valor nutricional e terapêutico. “O Cogumelo Agaricus blazei, conhecido como Cogumelo Medicinal, Cogumelo da Vida ou Cogumelo do Sol, desperta grande interesse da população mundial, graças a seu poder medicinal”, afirma Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill).

Como os fungos constituem o maior reino de seres vivos do mundo, nele, há inúmeras espécies de cogumelos comestíveis e não comestíveis. Portanto, é imprescindível tomar uma série de cuidados. Exemplificando, o cogumelo da espécie Amanita muscaria, conhecido como Agário-das-Moscas ou Mata-Moscas apresenta propriedades psicoativas e alucinógenas, amplamente prejudiciais à saúde dos seres humanos.

Segundo Daniel Gomes, pesquisador da APTA, nem todos os cogumelos são comestíveis, alguns são tóxicos e outros letais. O cogumelo Lepiota, da ordem Agaricales, apresenta substâncias altamente tóxicas, conhecidas como amanitinas. Algumas espécies de cogumelo, como Amanita verna, Lepiota castanea, Clitocybe dealbata e Cortinaruius gentilis, contêm amatoxinas, muscarinas ou orelaninas e podem ser fatais.

“Já os cogumelos Hiratake, Champignon, Shiitake e Shimeji são os mais consumidos no mundo. O Hirataki, por exemplo, apresenta sabor acentuado, textura diferenciada e quatro cores distintas: branco, cinza, salmão e marrom. O Shimeji apresenta as cores preta ou branca, com níveis nutricionais elevados e baixas calorias”, completa Augusto Ferreira da Eira, professor do Curso CPT a Distância e Online Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake.

 

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

 

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Cogumelos Comestíveis.

Leia o artigo "Cogumelo comestível Shimeji - como cultivar".

Fontes: revistagloborural.globo.com; pt.wikipedia.org

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!