WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Carne de ovinos tem características influenciadas pela alimentação

Produzir carne de cordeiro com qualidade é sinônimo de utilizar animais com bom potencial de crescimento, alimentados e manejados corretamente, e abatidos com pesos adequados

O sabor-aroma é determinado, basicamente, pela gordura.

Os aspectos mais importantes a serem considerados em um sistema de produção de cordeiros são a velocidade de crescimento, eficiência de conversão alimentar, peso vivo ao abate e composição da carcaça. A determinação do peso ótimo de abate deve levar em consideração a qualidade da carcaça, as questões econômicas e as preferências dos consumidores. No Brasil, ele gira em torno de 12 e 15 kg.

A quantidade de gordura é o principal fator determinante. De acordo com o professor Edson Ramos de Siqueira, doutor em zootecnia, “o excesso de gordura, como consequência de pesos de abate inadequados, afeta a qualidade do produto final. Além disso, repercute na viabilidade econômica da produção, pois parte dos nutrientes ingeridos pelo animal é transformada em tecido indesejado”.

Siqueira, especialista em ovinocultura, explica no curso Criação de Ovinos de Corte, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que, o que se procura é um peso de abate no qual a proporção de músculos da carcaça seja máxima e a gordura seja suficiente para conferir à carne características adequadas.

Em virtude dos diferentes sistemas de alimentação, existem, em termos qualitativos, uma faixa muito ampla de carnes. Essa diferença de qualidade é notada, principalmente, nas características organolépticas, como o sabor, aroma, maciez e suculência.

O sabor-aroma é fundamental, sendo que esse é determinado, basicamente, pela gordura. Diversos trabalhos de pesquisa mostram que ovinos terminados em pastagem apresentam sabor-aroma menos desejável para a maioria dos consumidores que animais confinados à base de grãos, em função de diferenças na composição da gordura.

Curso CPT - Criação de Ovinos de Corte

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?