
Como o preço da carne ovina aumentou consideravelmente no mercado, o investimento na criação de ovinos de corte tornou-se algo bastante promissor. Um dos fatores que contribuem para isso é o elevado potencial que apresenta o mercado consumidor desse tipo de carne nos grandes centros urbanos. Isso graças ao abate de ovinos que produzem uma carcaça de melhor qualidade a preços compensadores tanto para o criador como para o consumidor.
Devido à enorme procura pela carne de ovinos, especialmente cordeiros, alguns criadores do Ceará passaram a investir no rebanho. Atualmente, o estado tem o terceiro maior rebanho de ovinos do país, passando de dois milhões de cabeças, das mais diversas raças. É importante salientar que qualquer raça pode propiciar carne de alta qualidade, já que o fator de maior interferência nas características sensoriais da carne, como o sabor, o aroma e a maciez, é a alimentação.
Além da alimentação, os aspectos mais importantes a serem considerados em um sistema de produção de cordeiros para o abate são a velocidade de crescimento, o peso vivo ao abate e a composição da carcaça. A determinação do peso ótimo de abate deve levar em consideração a qualidade da carcaça, as questões econômicas e as preferências dos consumidores.
Na França, por exemplo, existe a preferência por carcaças entre 15 e 18 kg, ao passo que na Espanha, o peso mais aceito está entre 8 e 11 kg. Já no Brasil, o peso da carcaça entre 12 e 15 kg tem excelente comercialização. A quantidade de gordura é o principal fator determinante do peso ideal de abate.
O excesso de gordura, como consequência de pesos de abate inadequados, afeta a qualidade do produto final. Além disso, repercute na viabilidade econômica da produção, pois parte dos nutrientes ingeridos pelo animal é transformada em tecido indesejado pelo consumidor moderno.
Enfim, o que se procura é um peso de abate onde a proporção de músculos da carcaça seja máxima e a gordura seja suficiente para conferir à carne características adequadas ao mercado.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: G1.
Confira o Curso CPT Criação de Ovinos de Corte.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.