WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Batata-doce é utilizada na fabricação de etanol

A hortaliça apresenta vantagem sobre outros vegetais utilizados na fabricação de biocombustível

O turbéculo pode ficar até 14 meses debaixo do solo sem perder o amido.

A nova aposta do mercado de biodiesel é a produção de etanol a partir do amido da batata-doce. O projeto é de uma empresa do Rio Grande do Sul. Essa hortaliça foi selecionada por apresentar vantagem sobre outros vegetais utilizados na fabricação de biocombustível, uma vez que pode ficar até 14 meses debaixo do solo sem perder o amido.

A melhor época para o plantio, segundo o professor pesquisador Jacimar Luiz de Souza, no curso Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é no período chuvoso e quente. “Pode ser cultivada, também, em locais com clima ameno, mas, que não sejam demasiadamente frios. Normalmente, a época de plantio vai de outubro até janeiro, em locais de altitude. Em regiões baixas, com inverno ameno,  pode ser cultivada o ano todo”, afirma o professor, especialista em agricultura orgânica, do INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica  e Extensão Rural.

A produção das mudas será feita em laboratório, assim, todas terão a mesma quantidade de amido. Um tonelada da plantação é capaz de produzir 170 litros de álcool e 150 quilos de resíduos, que podem ser transformados em farelo, cujo valor proteico é igual ao da soja.

A usina terá capacidade para produzir até 450 mil litros/dia quando estiver em plena capacidade. Para isso, precisará de 14 mil hectares de lavouras cultivadas, que serão realizadas em sistema de arrendamento e em parcerias com agricultores da região. A expectativa é que as operações sejam iniciadas dentro de 12 meses.

São Gabriel foi a cidade escolhida por apresentar condições climáticas e de infraestrutura necessárias. Porém, um estudo mostra que praticamente todas as regiões do estado são favoráveis ao cultivo da planta e que, portanto, não exite entrave para a produção em grande escala.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Antonio Carlos Gomes da Silva

27 de jan de 2019

Sou produtor de batata na região do vale do são Francisco, e gostaria de saber se as que agente produz aqui serve ou tem que ser a qualidade que vocês vão produzir,? Obs produzimos em média mensal durante todo o ano 100 toneladas

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jan de 2019

Olá Antonio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que consulte o Incaper de sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Agnaldo

1 de nov de 2018

Vocês tem esse curso de como fazer álcool de Batata doce o processo todo tenho interesse ?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de nov de 2018

Olá Agnaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entraram em contato para mais informações sobre os cursos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Givalnildo gomes da silva

6 de mai de 2017

Sou Givanildo secretário de planejamento, moro em União dos Palmares - AL. O Prefeito de nossa cidade ficou bem interessado nesta inovação da cultura Brasileira, na transformação de batata doce em etanol.. gostaria de ter o contato para podemos alinha algumas coisas a respeito dessa inovação.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mai de 2017

Olá Givanildo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações recomendamos que consulte o Incaper de sua cidade ou região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!