WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda a congelar alimentos

Se forem guardados de maneira correta, eles podem durar por muito mais tempo

 

 Guardar comida no freezer pode ser saudável, prático e mais barato. Foto: reprodução.

A correria do dia a dia nem sempre permite que muitas pessoas consumam alimentos frescos, que são bem mais saudáveis. Assim, algumas recorrem a alimentos industrializados ou nem se alimentam direito. Uma boa alternativa é congelar as refeições, o que conserva os nutrientes e mantém os alimentos bem conservados por muito mais tempo do que se eles fossem somente refrigerados.

Com alguns cuidados, é possível ter uma comida caseira e saudável todos os dias. Para congelar os alimentos, lembre-se de escolher produtos de qualidade, em bom estado e bem lavados. Os produtos devem ser guardados no freezer, a uma temperatura entre -18°C a -23°C. Cada tipo de alimento precisa de um procedimento específico, por isso siga as dicas abaixo de como guardá-los e lembre-se de colocar uma etiqueta para identificá-los, junto com a data de validade. Use sempre vasilhas, sacos plásticos limpos e nunca recongele os alimentos.

Frutas: elas podem ser congeladas inteiras, ou em pedaços, em vasilhas, ou sacos plásticos. Congele em porções prontas para o consumo. Elas podem ser usadas para a preparação de sucos, bolos ou doces, mas coma apenas as frescas.

Carnes: elas devem ser bem limpas e cortadas em porções individuais em vasilhas ou saquinhos. Nunca se deve recongelá-las.

Hortaliças: antes de congelá-las, é preciso retirar todas as partes estragadas, lavar bem e fazer um processo chamado de branqueamento. Para isso, coloque o alimento rapidamente em água fervente. Em seguida, coloque em água fria para dar um choque térmico. Assim, mata-se os micro-organismos e as hortaliças podem ser congeladas por um bom tempo.

Não congele: chantilly, banana, verduras de folha, ovo com casca, pudim, pepino, salsão, batata, creme de leite, queijo cremoso, macarrão sem molho, maionese, pera, iogurte e cremes.

Dicas: coloque menos tempero em alimentos pré-preparados e acrescente o restante somente quando eles forem reaquecidos. Isso faz com que eles tenham mais sabor. Para descongelar, coloque os alimentos no refrigerador por no máximo quatro horas, ou diretamente no micro-ondas. Nunca descongele fora da geladeira, pois a comida perde o gosto e pode estragar.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?